Verstappen reclama de censura da FIA a pilotos da Fórmula 1: “Desnecessária”

No evento de lançamento do RB19, bicampeão mundial falou após entidade impor medida que proíbe pilotos e equipes de se manifestarem politicamente sem autorização e afirmou que tal resolução "assegura que as pessoas não possam se manifestar mais"

‘MEDIDA ABSURDA!’: FIA VACILA DE NOVO e CENSURA pilotos da F1

Zak Brown, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Helmut Marko e Sebastian Vettel, recentemente, falaram sobre a medida de dezembro passado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) — só para citar alguns exemplos. Agora, chegou a vez de Max Verstappen adicionar mais uma voz ao debate. O órgão regulador baniu manifestações políticas e religiosas sem aprovação prévia a partir de 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com a atualização no artigo 12.2.1 do Código Esportivo Internacional, todas as competições homologadas pela entidade vão precisar obedecer a tal medida — caso contrário, punições estão previstas.

Durante o evento de lançamento do RB19, carro da Red Bull para a temporada de 2023 da Fórmula 1, Verstappen foi perguntado sobre a determinação da FIA e expressou preocupação com a iniciativa de censura.

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem defendeu resolução da entidade (Foto: Reprodução/FIA)

“Acho que, pessoalmente, todas as pessoas são diferentes. Alguns gostam de falar mais do que os outros. Normalmente, não falo muito porque, primeiramente, é difícil — como piloto — estar plenamente a par de tudo”, justificou a Sky Sports.

“Mas não acho que isso (medida da FIA) é necessário, porque, de uma maneira, você está se assegurando de que as pessoas não possam se manifestar mais, o que acho que deve ser permitido”, seguiu Verstappen. “E claro, como eu falei, alguns vão falar mais, outros menos, mas (censura) foi desnecessária, sim”, concluiu o bicampeão.

Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner endossou o discurso do holandês. Vale lembrar que, mediante a repercussão, a FIA reiterou a proposta de censura e condenou o uso da F1 como “plataforma de agenda pessoal”.

Chefe da Red Bull, Christian Horner também falou sobre censura da FIA (Foto: Red Bull Content Pool)

“Certamente, nós na Red Bull nunca tiramos a liberdade de expressão dos nossos pilotos — ou a capacidade deles falarem o que vem à mente, porque eles têm voz (no esporte)”, apontou Horner.

“Acho que é uma questão de achar um equilíbrio. No mundo em que vivemos hoje, todos têm uma voz e isso não deveria ser suprimido. Mas, claro, tem de ser feito com responsabilidade”, disse o chefe taurino. “Não queremos um monte de robôs sem opinião, que só correm. Como todas as coisas, precisa ser um equilíbrio sensível”, concluiu, por fim.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.