Verstappen se põe na posição óbvia e lidera TL1 do GP da Inglaterra de F1. Albon é 3º
O primeiro treino livre para o GP da Inglaterra de Fórmula 1 não guardou nenhuma grande surpresa na frente. Max Verstappen foi o responsável pela ponta
A Fórmula 1 voltou a um de seus principais templos para a edição 2023 do GP da Inglaterra. Na manhã desta sexta-feira (7), a categoria tomou a pista de Silverstone para o primeiro livre do fim de semana e, ao longo de uma hora, não gerou um resultado diferente do óbvio: Max Verstappen colocou a Red Bull na liderança.
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Os carros taurinos passaram boa parte do treino andando de pneus duros, o composto C1 atualizado pela Pirelli — como todos os pneus para pista seca a partir desta semana. Nos últimos 15 minutos, passaram direto para os macios, sem a escala nos médios, e o resultado foi o esperado. Verstappen encerrou com 1min28s600 e teve o companheiro Sergio Pérez em segundo, 0s448 atrás.
Apesar da boa margem de Verstappen, a diferença para o terceiro colocado não foi, assim, tão gigante. Alexander Albon, que passou boa parte da atividade dando a impressão de que estava lutando com o carro de pintura especial da Williams, cravou o terceiro tempo. E foi somente 0s041 mais lento que Pérez.
Chama a atenção a distância de Albon para as candidatas ao posto de segunda força da Fórmula 1. Fernando Alonso colocou a Aston Martin em quarto, mas 0s2 mais lento que Alex. Charles Leclerc pôs a Ferrari em quinto, após liderar durante algum tempo, ao passo que Esteban Ocon fez a Alpine se esgueirar por ali na sexta colocação.
Carlos Sainz posicionou a outra Ferrari na sequência, com direito a Lando Norris, Lance Stroll e Oscar Piastri fechando o top-10. Antes de Lewis Hamilton, ainda esteve o pressionado Nyck de Vries, que saiu da pista em dado momento no treino. Retrato de uma Mercedes que mostrou dificuldades, com ambos os pilotos reclamando de diferentes questões durante os 60 minutos (George Russell foi somente 14º).
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, o TL2 começa às 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.
Confira como foi o primeiro treino livre do GP da Inglaterra:
Com um dia ensolarado e temperatura na casa dos 24°C – 40°C no asfalto – a Fórmula 1 tinha um dia lindo para começar a trabalhar em Silverstone. E assim foi, a partir da hora marcada: 12h30 locais, 8h30 de Brasília.
O primeiro a se aventurar na pista assim que apareceu a bandeira verde foi Alexander Albon, na pintura especial da Williams para comemorar o GP #800 na F1. Lewis Hamilton foi a reboque, já celebrado pelo público bastante presente mesmo que para um treino livre inicial. Aliás, Hamilton já havia sido colocado na mira dos comissários por conta de um possível atraso na entrevista oficial de ontem.
A pista começava a encher, mas o primeiro problema pintou ainda antes da marca dos cinco minutos. Lance Stroll avisou no rádio da Aston Martin que o carro entrou em modo de segurança e perdeu potência sem motivo aparente. Após rápido reinício do bólido, as coisas normalizaram, porém.
Até ali, apenas voltas de instalação. Foi George Russell quem anotou o primeiro tempo cronometrado, ainda bem alto. E Max Verstappen também não quis conversar, foi à pista e já marcou 3s mais rápido que Russell. O tempo do holandês era de 1min30s863, ainda que de pneus duros.
Bom destacar que é um fim de semana de novos pneus da Pirelli, que chega com jogos atualizados de todos os pneus para pista seca. E a gama mais dura de pneus foi selecionada para a Inglaterra: C1, C2 e C3 serão, respectivamente, duros, médios e macios.
A pista lotou rapidamente, com todo mundo andando nos primeiros dez minutos. Mas 1/4 do grid ainda ficara somente nas voltas de instalação. Os pneus macios não apareciam ainda, mas Red Bull, Mercedes, Haas e Alpine optavam por testar os pneus duros. O restante das equipes, começava o trabalho com os médios.
Apesar de melhorar o tempo de volta para a casa de 1min29s, Verstappen tinha uma atualização não muito comemorativa da pista com os pneus duros. “É como guiar no gelo”, afirmou para a Red Bull.
Hamilton concordou com Verstappen. “Não tem aderência, no momento”, falou. Enquanto isso, a primeira saída de pista. Nyck de Vries, cada vez mais ameaçado na AlphaTauri, perdeu o controle e viu o carro traseirar na direção da caixa de brita da curva Luffield. Nada grave para o carro, mas sofrimento para um piloto em situação bastante desconfortável. Albon foi mais um a quase sair por ali, mas conseguiu contornar, no fim das contas.
Fernando Alonso e Guanyu Zhou demoraram cerca de 25 minutos para anotar uma volta cronometrada, mas foi Logan Sargeant, já com 28 minutos de sessão, que foi o último a marcar tempo. Mas Alonso, por exemplo, seguia sem giro competitivo e pintava no 19º posto, melhor somente que Nico Hülkenberg.
Pouco antes da marca de 30 minutos e metade do treino, Carlos Sainz calçava os pneus macios e partia para 1min29s357 e a liderança da sessão. Com mais 30 minutos por vir, ele liderava com Verstappen, Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Sargeant, Hamilton, Albon, Charles Leclerc, Stroll e Zhou no top-10.
Apesar do resultado interessante, Albon seguia com certas dificuldades e passava reto na curva Stowe. E Hamilton avisava no rádio da Mercedes que o carro estava “quicando bem forte”.
Leclerc teve a chance de finalmente andar com pneus macios e pulou para a segunda posição. As duas Red Bull, ainda com tempo registrados de duros, vinham em terceiro e quarto. Mas estava na cara que era o momento para pneus macios na atividade.
Depois de Hamilton falar dos quiques, foi Russell quem alertou a equipe sobre problemas na barra de direção. Começo complicado para uma Mercedes que trouxe uma atualização importante para Silverstone, com a reconstrução de toda a asa dianteira.
Leclerc melhorou o tempo dele de macios e subiu para a primeira colocação, logo seguido por Esteban Ocon. O francês perdera algum tempo no pit-lane com a Alpine fazendo averiguações, mas voltou andando bastante veloz.
Com menos de 15 minutos pela frente apenas, a Red Bull resolveu usar os pneus macios. Pérez foi à pista primeiro, mas não conseguiu fazer o melhor tempo. Na sequência, Verstappen. O primeiro setor deixou até a expectativa que Leclerc podia manter a dianteira, mas já cruzou o setor intermediário com 0s4 de vantagem. Com 1min28s836, assumiu a ponta por 0s444.
Logo em seguida, Verstappen ainda melhorou o tempo e foi para 1min28s600. O impressionante nem foi isso, mas Albon subindo para o terceiro lugar e somente 0s02 atrás de Pérez. Enquanto isso, Hamilton tentava volta rápida e escapou para a área de escape na Stowe. Em seguida, Russell saiu ainda mais na Brooklands e também estragou a volta que fazia.
Em dado momento, ficou um pedaço de chassi da Haas de Nico Hülkenberg, que ficou pela pista e por pouco não furou algum pneu. O único problema mesmo foi de Piastri, que correu de volta para os boxes nos minutos finais por conta de um problema hidráulico na repaginada McLaren.
F1 2023, GP da Inglaterra, Silverstone, Treino Livre 1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:28.600 | 26 | ||
2 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:29.048 | +0.448 | 22 | |
3 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:29.089 | +0.489 | 22 | |
4 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:29.268 | +0.668 | 21 | |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:29.280 | +0.680 | 25 | |
6 | E OCON | Alpine | 1:29.319 | +0.719 | 23 | |
7 | C SAINZ JR | Ferrari | 1:29.357 | +0.757 | 25 | |
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:29.441 | +0.841 | 25 | |
9 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:29.471 | +0.871 | 26 | |
10 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:29.658 | +1.058 | 16 | |
11 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:29.691 | +1.091 | 26 | |
12 | L HAMILTON | Mercedes | 1:29.768 | +1.168 | 23 | |
13 | P GASLY | Alpine | 1:29.828 | +1.228 | 24 | |
14 | G RUSSELL | Mercedes | 1:29.874 | +1.274 | 28 | |
15 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.090 | +1.490 | 22 | |
16 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:30.092 | +1.492 | 28 | |
17 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:30.124 | +1.524 | 24 | |
18 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.321 | +1.721 | 20 | |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:30.385 | +1.785 | 21 | |
20 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:30.591 | +1.991 | 22 | |
Tempo 107% | 1:34.802 | +6.202 |