Verstappen vence pela 50ª vez e encosta em Prost e Vettel na história da F1

A vitória 50 de Max Verstappen veio em um GP dos EUA bem disputado. Em quinto na história da F1, o holandês se aproxima fortemente de Alain Prost e Sebastian Vettel, para beliscar o top-3 em triunfos

Max Verstappen precisou suar a camisa para vencer pela 50ª vez na F1, no GP dos EUA disputado neste domingo (22). O holandês não passou nem perto de encontrar a mesma facilidade que teve na sprint do sábado e segurou ataques finais de Lewis Hamilton.

Agora, Max entra no seleto grupo de pilotos que triunfaram 50 vezes na maior das categorias do esporte a motor mundial. O tricampeão vem cada vez mais próximo de Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51), ou seja, tem chance real de furar o top-3 até mesmo em 2023.

Hamilton, segundo em Austin, é o líder absoluto do ranking, com 103 vitórias, 12 a mais que Michael Schumacher, o segundo colocado e outro heptacampeão da história da F1. Atrás de Verstappen, fechando o top-10, aparecem Ayrton Senna, Fernando Alonso, Nigel Mansell, Jackie Stewart e Jim Clark e Niki Lauda, que dividem o décimo lugar.

Pódio do GP dos Estados Unidos, na vitória 50 de Max Verstappen na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

No aproveitamento de vitórias por corridas disputadas, Max já aparece na frente de Vettel e Prost e cada vez mais próximo de Hamilton e Schumacher. O inglês tem 31,4%, o alemão fechou a carreira com 29,6% e o holandês vem com 27,6%.

Verstappen tem inacreditáveis 15 vitórias na temporada 2023, sendo dez delas conquistas de forma consecutiva. O holandês empilha recordes na campanha do tricampeonato.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Cidade do México, no autódromo Hermanos Rodríguez, para a 19ª etapa da temporada 2023.

Confira ranking dos pilotos com mais vitórias na F1:

1LEWIS HAMILTON103
2MICHAEL SCHUMACHER91
3SEBASTIAN VETTEL53
4ALAIN PROST51
5MAX VERSTAPPEN50
6AYRTON SENNA41
7FERNANDO ALONSO32
8NIGEL MANSELL31
9JACKIE STEWART27
10JIM CLARK25
10NIKI LAUDA25

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.