Verstappen vibra com 50ª vitória na F1 após “sofrer a corrida inteira com freios” nos EUA

Max Verstappen reclamou dos freios durante boa parte do GP dos Estados Unidos, o que tornou a sua 50ª vitória na história da Fórmula 1 mais difícil que o esperado

A vitória no GP dos Estados Unidos deste domingo (22), em Austin, esteve longe de ser das mais fáceis para Max Verstappen na temporada. Aliás, fazia tempo que o holandês não se via seriamente ameaçado, cruzando a linha de chegada apenas 2s à frente de Lewis Hamilton, com o piloto da Mercedes consideravelmente mais rápido. Mas faltou volta, e Max sobreviveu a um problema nos freios que o atrapalhou em boa parte da corrida.

Largando em sexto após ter a volta deletada na classificação, Verstappen logo assumiu o quinto posto ao final da curva 1 e partiu para uma estratégia de duas paradas. Do pelotão da frente, foi o primeiro a trocar pneus para tentar o undercut sobre Lando Norris, em bom ritmo na liderança. A estratégia funcionou, sobretudo porque a McLaren optou pelos compostos duros para o #4.

A Mercedes parou Hamilton voltas depois e fez o mesmo. Max conseguiu superar o #44 na troca de pneus, só que os alemães guardaram um jogo de compostos médios novos para o stint final de Lewis, enquanto Verstappen calçou os de faixa branca. A borracha mais dura somada ao problema de freios abriu uma janela para a Mercedes, que chegou a ficar a 1s5 do carro #1 na penúltima volta.

Após a corrida, Verstappen assumiu que sofreu “a corrida inteira”. “Tive muitas dificuldades com os freios. Alguns pontos de frenagem por aqui. Não tive a mesma sensação como ontem, então isso realmente tornou minha corrida um pouco mais difícil”, acrescentou.

Max Verstappen teve Lewis Hamilton na cola no final da corrida (Foto: Red Bull Content Pool)

Nas voltas finais, além da questão com os freios, Verstappen explicou que o desgaste dos pneus também “dificultou as coisas”. Por fim, celebrou a 50ª vitória na Fórmula 1, ficando a apenas uma de igualar o recorde de Alain Prost.

“É incrível vencer meu GP de número 50 aqui. Muito orgulhoso, claro, e vamos continuar buscando mais”, concluiu.

A Fórmula 1 volta no próximo final de semana, de 27 a 29 de outubro, na Cidade do México. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.