Verstappen volta a liderar e mostra Red Bull sozinha no TL3 do GP da Arábia Saudita
Max Verstappen e Sergio Pérez voltaram a sobrar para o restante do pelotão durante o terceiro e último treino livre para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1
Não tem para ninguém. Depois da indicação de força nas duas primeiras atividades, Max Verstappen voltou a sobrar na frente dos demais no terceiro e último treino livre para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, realizado na manhã deste sábado (18), no circuito construído nas margens do Mar Vermelho, em Jedá. A Red Bull vai para a classificação com favoritismo gigantesco.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Verstappen já aparentava controlar o ritmo enquanto andava na segunda colocação, atrás somente do companheiro Sergio Pérez, usando pneus duros. Quando colocou os macios, fez 1min28s485 e pôs 0s613 em Pérez. A diferença para Fernando Alonso, novamente terceiro colocado, terminou em 0s998.
Lance Stroll voltou a fechar um top-4 de Aston Martin e Red Bull, enquanto Lewis Hamilton e Charles Leclerc apareceram na sequência. A Ferrari só vestiu os pneus macios nos instantes finais da sessão. Lando Norris e Oscar Piastri deram resposta interessante sobre a McLaren, enquanto Pierre Gasly e Carlos Sainz finalizaram o top-10. George Russell foi o 11º colocado.
O azarado da rodada foi Nyck de Vries, que sequer conseguiu ir à pista. Antes mesmo do TL3 começar, a AlphaTauri detectou problema no motor do novato e resolveu mudar antes da classificação. Assim, só 19 pilotos foram para a pista.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. Logo mais, a classificação está marcada para as 14h [Horário de Brasília, GMT-3]. A corrida, no domingo, também larga 14h.
Confira como foi o TL3:
Ainda de dia! Se a classificação de mais tarde será com a noite como rainha do céu, ainda havia sol e calor próximo dos 30°C para o começo do terceiro e último treino livre. No asfalto, 42°C. Os ventos também apareciam mais fortes que o esperado, chegando a 40 km/h.
A luz verde apareceu na hora marcada, mas não havia fila para tomar o traçado. Apenas após três minutos é que a Aston Martin mandou Lance Stroll e Fernando Alonso, nessa ordem. Os dois entraram de pneus médios, deram uma volta e voltaram. Mas puseram pneus duros e seguiram na pista.
Tinha gente que sequer estava no carro, como Charles Leclerc, e gente que sequer entraria. A AlphaTauri anunciou que detectara um problema e tomara a decisão de trocar o motor de Nyck de Vries, tirando o estreante da atividade.
O movimento aumentou um pouco com cerca de 15 minutos, quando as McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, bem como Nico Hülkenberg, resolveram andar um tanto. Pierre Gasly veio em seguida também, e, neste momento, finalmente se tornava uma atividade oficial da Fórmula 1.
Gasly, aliás, foi o primeiro a andar de macios e pulou para a dianteira. Só que Max Verstappen estava na pista e, mesmo com os pneus duros, mostrou que passaria à liderança. Inicialmente, ficou 0s006 atrás, mas na segunda tentativa embarcou em 1min29s417 para tomar a dianteira.
A pista ficava cheia. Mercedes, Alpine, Alfa Romeo e Williams foram as equipes que resolveram começar os trabalhos com pneus macios; Aston Martin e Red Bull, com Verstappen, de duros; o restante, de médios. Só que Sergio Pérez, que acusou problema técnico na sexta-feira, e saiu de macios para recuperar o tempo perdido. Logo cravou 1min29s417 e voltou a ser primeiro.
Na marca de 30 minutos de treino, Pérez e Verstappen eram primeiro e segundo colocados, seguidos por Gasly, Esteban Ocon, George Russell, Alexander Albon, Lewis Hamilton, Lando Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz.
O destaque geral era como diferentes carros apareciam como melhores nos três diferentes setores. Russell, com o tão criticado W14, estava ao lado de Verstappen como mais velozes da pista nos setores dois e três. Com menos de 25 minutos pela frente, a Ferrari não testara pneus macios em nenhum dos pilotos. Até aquele ponto, estavam atrás das Williams Haas e até McLaren. Faz sentido que aconteça isso com Leclerc, que tinha punição de dez posições no grid, mas Sainz não estava punido.
Fato é que Ocon quase foi parar no muro da curva dez após tocar a zebra exatamente onde Mick Schumacher deu uma pancada daquelas no ano passado. O tráfego também seguia incomodando, como havia sido no dia anterior. Hamilton foi o primeiro a relatar problemas, mas Valtteri Bottas deu até nome aos bois: “fui bloqueado pela Aston”. Detalhe é que Stroll não fez nada de errado, só não estava em volta rápida quando Valtteri passou por ele no setor de curvas velozes. Depois, Norris quase estampou a traseira de Verstappen — o holandês cobrou o engenheiro por não tê-lo avisado.
Ainda líder, Pérez reclamou para a Red Bull que os espelhos retrovisores “caíam a todo momento”. Com algumas voltas velozes aparecendo e gente melhorando o tempo, a tabela ia sendo atualizada, mas a nada de muito grande acontecia após a marca dos últimos 20 minutos. Stroll pulara para terceiro com a Aston Martin, e a McLaren passara, com os dois carros, a Alpine. Mas era basicamente isso. Ao menos até Verstappen anotar 1min28s660 de macios e tomar a liderança.
Nos últimos minutos, a Ferrari ainda colocou os pneus macios e permitiu a Leclerc subir para o sexto lugar, enquanto Sainz pintou em décimo. A sensação que fica é que a Ferrari está longe do ritmo de classificação que apresentou no Bahrein. E o TL3 terminou assim, com Verstappen 0s6 na frente de Pérez e 1s melhor que o terceiro colocado. Uma lavada!
F1 2023, GP da Arábia Saudita, Jedá, TL3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:28.485 | 20 | |
2 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:29.098 | +0.613 | 15 |
3 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:29.483 | +0.998 | 21 |
4 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:29.509 | +1.024 | 21 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:29.568 | +1.083 | 18 |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:29.588 | +1.103 | 16 |
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:29.690 | +1.205 | 18 |
8 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:29.698 | +1.213 | 23 |
9 | P GASLY | Alpine | 1:29.701 | +1.216 | 19 |
10 | C SAINZ | Ferrari | 1:29.761 | +1.276 | 16 |
11 | G RUSSELL | Mercedes | 1:29.811 | +1.326 | 19 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.917 | +1.432 | 21 |
13 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:29.933 | +1.448 | 19 |
14 | E OCON | Alpine | 1:29.953 | +1.468 | 19 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:29.983 | +1.498 | 18 |
16 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:30.035 | +1.550 | 18 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:30.131 | +1.646 | 15 |
18 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.317 | +1.832 | 20 |
19 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:30.797 | +2.312 | 20 |
20 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 0 |