McLaren anuncia lançamento do carro de Norris e Ricciardo para temporada 2021

A McLaren é a segunda equipe do grid da Fórmula 1 a anunciar a data do lançamento do seu carro, com nome já definido como MCL35M. A definição da apresentação do carro acontece um dia depois de a equipe de Woking ligar o motor Mercedes que vai empurrar o novo bólido laranja

A McLaren anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), data e horário do lançamento do MCL35M, nome do carro para a temporada 2021 da Fórmula 1. A apresentação, como vem sendo feita nos últimos anos, transmitida de forma online, vai acontecer em 15 de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), sendo realizada na base da escuderia britânica, em Woking.

Agora são duas as equipes com datas de lançamento já definidas neste começo de 2021. A primeira a definir a apresentação do seu modelo foi a Alfa Romeo, que vai realizar no dia 22 de fevereiro, em horário ainda a ser divulgado, em evento realizado em Varsóvia, capital da Polônia.

Será o primeiro carro de Daniel Ricciardo como piloto da McLaren. Depois de dois anos correndo pela Renault, o australiano chega à lendária equipe inglesa como substituto de Carlos Sainz e como novo companheiro de equipe de Lando Norris, que vai para sua terceira temporada na Fórmula 1.

O MCL35M é novamente assinado por James Key, diretor-técnico da McLaren, um dos pilares do processo de reconstrução da equipe ao lado do CEO, Zak Brown, e do chefe de equipe, Andreas Seidl, e de Norris e Sainz. O espanhol já trabalha com a Ferrari e faz, nesta quinta-feira, seu segundo dia de testes em Fiorano, na Itália.

MCLAREN; LANÇAMENTO; 2021; FÓRMULA 1;
A McLaren é a segunda equipe a definir data do lançamento do seu carro para 2021 na F1 (Foto: McLaren/Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A grande novidade neste ano para a McLaren é o motor. Depois de três temporadas contando com a Renault como fornecedora, a equipe volta a ser parceira da Mercedes, reeditando uma parceria de muito sucesso e que rendeu títulos mundiais com Mika Häkkinen e Lewis Hamilton. A aliança durou entre 1995 e 2014.

Na última quarta-feira, a McLaren revelou ao mundo o ronco do novo motor Mercedes que vai empurrar o MCL35M nesta temporada 2021.

Ainda sobre a nova unidade motriz, Piers Thynne, diretor de produção da McLaren, disse, em entrevista ao site Motorsport Week, que o projeto do carro é essencialmente novo na comparação com o modelo de 2020 justamente por conta das diferenças entre os motores da Renault e da Mercedes.

“Considerando que todas as outras equipes vão utilizar o carro do ano passado, nossa mudança para o motor Mercedes significa que não é o nosso caso. Isso gerou uma grande quantidade de mudanças e, essencialmente, estamos construindo um novo carro”, comentou Thynne.

“O número de novas peças no MCL35M é quase o mesmo de quando construímos o MCL35. A parte traseira do chassi e a caixa de câmbio ao redor do motor mudaram significativamente para se adaptar ao novo motor”, seguiu.

“Mudar a unidade de potência muda muito a arquitetura do carro e a maneira como tudo é embalado. Então, todo o layout de refrigeração e tubulação, seja para fluido ou ar, mudou, junto com todos os chicotes elétricos e caixas de controle”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.