McLaren vê bandeira vermelha “infeliz” e falta de ritmo no Brasil: “Difícil progredir”

Andrea Stella, chefe da McLaren, lamentou timing da bandeira vermelha, que foi acionada logo após os pit-stops de Lando Norris e Oscar Piastri

A McLaren saiu como uma das grandes derrotadas do GP de São Paulo, realizado neste domingo (3), ao olhar para o Mundial de Pilotos. Além disso, a equipe apresentou um forte ritmo no início do fim de semana, mas que foi se perdendo com a chuva em Interlagos. Andrea Stella, chefe da esquadra papaia, destacou esse problema, que impediu Lando Norris e Oscar Piastri de progredirem na corrida. 

Segundo Stella, a McLaren não deu aos pilotos um carro competitivo o suficiente para “ultrapassar sem DRS”. Somado a isso, o dirigente italiano lamentou o timing da bandeira vermelha, que foi acionada na volta 33 por conta do acidente de Franco Colapinto, quando a equipe havia acabado de fazer os primeiros pit-stops. 

Ainda assim, Stella já esperava um “dia agitado” em São Paulo e não se surpreendeu com as adversidades que se apresentaram em pista. 

“Foi um dia agitado em São Paulo, o que não é surpreendente, dadas as condições variáveis. Parabéns ao Max, que fez uma recuperação impressionante do fundo do grid, e também à Alpine pelo pódio duplo”, afirmou.

Lando Norris ficou apenas em sexto no GP de São Paulo (Foto: AFP)

“As circunstâncias não jogaram a nosso favor hoje. O momento da bandeira vermelha em particular, depois de termos trocado os pneus, foi infeliz. Foi difícil fazer progresso hoje, tanto para o Lando quanto para o Oscar. Não demos um carro com ritmo suficiente para ultrapassar em uma corrida sem DRS. Infelizmente, também recebemos uma punição quando o Oscar fez contato com o Liam Lawson, o que nos custou uma posição no final da corrida”, continuou Stella. 

No Mundial de Pilotos, Max Verstappen abriu 62 pontos para Norris com o triunfo em Interlagos e está muito próximo do título. Porém, olhando para a tabela do Mundial de Construtores, Stella vê uma vitória da McLaren contra os rivais diretos. 

Com a Ferrari somando pontos apenas com Charles Leclerc, que ficou em quinto, a McLaren ampliou a vantagem na liderança e agora tem 593 pontos somados, enquanto a equipe italiana vem em segundo, com 557. A Red Bull fecha o top-3 com 544 tentos. 

“Saímos deste fim de semana com a vantagem maior no Mundial de Construtores. É uma competição incrivelmente difícil este ano, então realmente quero elogiar o trabalho do Lando e do Oscar hoje, por permanecerem na pista, terminarem a corrida e nos permitirem superar os rivais mais próximos. Também agradeço a todos em Woking por entregarem as atualizações nas últimas três corridas e a toda a equipe pelo esforço e pelo excelente trabalho nesta agitada perna tripla”, destacou.

Oscar Piastri caiu uma posição com punição de 10s e ficou em oitavo no GP de São Paulo (Foto: AFP)

“Há aprendizados a serem absorvidos hoje e faremos isso nos próximos dias. O foco agora se volta para as três últimas corridas da temporada”, concluiu.

A Fórmula 1 agora volta às pistas em três semanas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 23 de novembro. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMVerstappen completa recuperação e vence GP de São Paulo de F1 em atuação memorável

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.