McLaren elogia “rápida adaptação” de Piastri em corridas na F1: “Futuro promissor”

Chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella elogiou rápido desenvolvimento de Oscar Piastri no entendimento e execução das corridas

Oscar Piastri fez uma ótima corrida diante de sua torcida no GP da Austrália, realizado no último domingo (24), e cruzou a linha de chegada na quarta posição. Além do resultado final, o chefe da McLaren, Andrea Stella, também ficou maravilhado com a maneira como o jovem australiano está se adaptando às situações adversas que podem surgir durante uma etapa.

Embora tenha ficado momentaneamente entre os três primeiros colocados, Piastri teve de ceder a posição para Lando Norris, já que a equipe de Woking julgou que o britânico estava com um ritmo melhor por causa dos pneus mais novos. Ainda que reconheça a situação chata na qual o piloto de Melbourne foi colocado, Stella não deixou de elogiá-lo pela maturidade de lidar com a situação, assim como a habilidade de cuidar dos compostos já desgastados.

Desta forma, o engenheiro italiano classificou a execução de prova de Piastri no Albert Park como “muito, muito boa”, e ainda avaliou o desenvolvimento do piloto nos últimos meses. “Mesmo em comparação com o ano passado, na Austrália, ou mesmo no Japão, e em outros lugares no início da temporada, avançamos muito”, comemorou Stella.

Andrea também ficou surpreso com o aprendizado rápido de Oscar, que está apenas em seu segundo ano na F1. “É extremamente encorajador pensar que isso está acontecendo já no início da segunda temporada. Se pensarmos o quanto ele tem para avançar em termos de desenvolvimento, acho que parece muito promissor para o futuro dele”, acrescentou.

Oscar Piastri superou problema com os pneus e terminou o GP da Austrália na quarta posição (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“[Na Austrália] foi bem complicado”, lembrou Stella, lembrando dos desafios enfrentados pelo #81 em Melbourne. “Quando falo em adaptação, não quero dizer adaptação quando um problema começa, mas adaptação para evitar que o problema comece”, observou.

“Você tem de entender o contexto antes que o problema realmente se manifeste. Quando você é novato, precisa abordar o problema e então entender como chegou lá. Acho que é nesse mecanismo que ele agora está muito mais consciente de que algumas condições levarão a alguns problemas”, acrescentou Stella antes de explicar a situação dos desgastes dos pneus que Piastri teve de lidar.

“Durante a corrida, acho que ele sentiu que se exagerasse um pouco com o pneu dianteiro, sofreria com o desgaste. Então, você começa a entender onde está o limite potencial, mesmo indo 1 km/h [mais rápido]. É um ajuste fino, quase como um exercício de autocalibração que é adquirido através da experiência”, finalizou Stella.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.