McLaren elogia “grande líder” Stella por “liberar potencial” em reviravolta na F1

Zak Brown ficou encantado com a capacidade de Andrea Stella em liderar a McLaren e fazer a equipe mudar de patamar na Fórmula 1. O CEO ainda aproveitou a oportunidade para provocar Andreas Seidl, ex-chefe do time

Zak Brown está realmente encantado com as habilidades de liderança de Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren desde o início da temporada passada. De acordo com o CEO do time laranja-papaia, o dirigente italiano conseguiu “liberar o potencial” que existia nos colaboradores que já estavam trabalhando em Woking, evitando a necessidade de fazer qualquer tipo de investimento em outros profissionais.

Contratado pela escuderia inglesa em 2015 para trabalhar como diretor de competição, Stella foi promovido no fim de 2022 ao cargo de comando após a saída de Andreas Seidl, que partiu para assumir a função de CEO no Grupo Saubercargo que não ocupa mais. Em praticamente 18 meses, o engenheiro tirou a McLaren do último lugar da tabela de classificação para se tornar uma forte candidata ao título da Fórmula 1 em 2024.

A mudança de patamar deixou até mesmo Brown surpreso. Por isso, o empresário estadunidense fez questão de exaltar as competências de Andrea no comando de uma das escuderias mais icônicas da história do esporte a motor, algo que ele não tinha visto na gestão anterior. “Ele desbloqueou o talento que já tínhamos aqui”, disse Zak em entrevista à BBC.

“Temos cerca de mil pessoas aqui na F1 e troquei apenas três delas. Mas havia três líderes. Portanto, 997 pessoas são as mesmas que nos deram o carro no início de 2023″, continuou. Vale lembrar que, além de Seidl, a McLaren também perdeu James Key, diretor-técnico, e Tony Salter, chefe de aerodinâmica — todos embarcaram no projeto da Audi, que ingressa no grid em 2026.

McLaren sonha com título do Mundial de Construtores (Foto: McLaren)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Russell pega carona em evolução da Mercedes e mira posição de liderança na F1 2025

“O trabalho de um líder é extrair o máximo de seus colaboradores e isso é o que não tínhamos antes. Não fomos capazes de deixar florescer o talento que temos aqui, enquanto Andrea liberou o potencial que esta equipe tinha”, elogiou Brown, aproveitando para cutucar a postura de Seidl, anteriormente responsável pelas mesmas funções.

“Andrea se comunica e escuta muito bem. Ele é um trabalhador esforçado e lidera pelo exemplo. Ele tem todas as características que você deseja em um grande líder”, finalizou o CEO da McLaren.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.