McLaren volta ao top-10 e encerra seca de 10 anos sem pontuar no GP do Canadá da F1

O GP do Canadá de 2024 encerrou o jejum de pontos da McLaren no Circuito Gilles Villeneuve. Equipe não conseguia ir ao top-10 desde 2014, quando ainda tinha Jenson Button e Kevin Magnussen

Com Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em quinto, a McLaren encerrou uma seca curiosa — e bizarra — no GP do Canadá, disputado no último domingo (9). Foi a primeira vez desde 2014 que a equipe britânica conseguiu pontuar no Circuito Gilles Villeneuve, um jejum que perdurou por incríveis sete corridas consecutivas. O britânico chegou a liderar a prova e flertou com o triunfo, mas viu Max Verstappen se sobressair no fim.

A última vez que a McLaren havia pontuado no GP do Canadá foi na temporada de 2014, quando Jenson Button completou na quarta colocação e Kevin Magnussen foi o nono. Desde então, em meio a batidas na trave e abandonos, o time inglês nunca mais conseguiu terminar no top-10 até a edição de 2024.

A temporada de 2015 trouxe um abandono duplo de Button e Fernando Alonso, enquanto 2016 teve o espanhol em 11º e o inglês fora por um problema no motor. Em 2017, Fernando foi o 16º, duas posições atrás de Stoffel Vandoorne. O bicampeão teve um dia pior ainda em 2018, com um abandono, e o belga foi apenas o 16º.

Em 2019, já com Norris e Carlos Sainz, a marca se manteve: o espanhol chegou a bater na trave com o 11º lugar, e o inglês abandonou. Depois de dois anos sem o Canadá no calendário, devido à pandemia, a etapa voltou em 2022 com Norris em 15º e Daniel Ricciardo em 11º. Por fim, 2023 teve Lando em 13º, enquanto Piastri foi o 11º.

McLaren encerrou jejum sem pontos na edição de 2024 do GP do Canadá (Foto: McLaren)

Em relação a pódios, a situação se destaca ainda mais. O segundo lugar de Norris representou o primeiro top-3 da McLaren no Circuito Gilles Villeneuve desde 2012, quando Lewis Hamilton conquistou a vitória em seu último ano na equipe inglesa.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.