Mercedes assume culpa por estratégia que causou derrota de Hamilton na França
A Mercedes reconheceu que não adotou a melhor estratégia para ajudar Lewis Hamilton na luta pela vitória contra Max Verstappen na França: “Essa é por nossa conta”, disse estrategista
A Mercedes não esperou nem o GP da França deste domingo (20) acabar pra valer para se desculpar com Lewis Hamilton pelo segundo lugar. O inglês viu Max Verstappen vencer a corrida com uma estratégia de dois pit-stops, contra uma do britânico, e tinha os pneus médios em melhores condições na comparação com os compostos duros que calçavam o carro #44 para lutar nas voltas finais, fez a ultrapassagem sobre o heptacampeão no penúltimo giro e conquistou um triunfo importante em Paul Ricard.
Hamilton havia acabado de cruzar a linha de chegada em Paul Ricard quando uma mensagem via rádio do diretor de estratégia, James Vowles, apareceu na transmissão oficial.
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“Hamilton, essa é por nossa conta”, disse Vowles, em referência clara à estratégia de pitstops.
O holandês, que havia perdido a primeira posição logo na segunda curva após erro, fez a primeira parada na volta 18, enquanto Hamilton parou para trocar pneus um giro depois. Os dois seguiram com pneus duros, mas o ritmo era forte o bastante, e a Red Bull chamou Max para uma segunda parada. A estratégia deu certo e serviu como um grande xeque-mate em cima da Mercedes: Lewis não teve como se defender do melhor ritmo de Verstappen, que saiu de Paul Ricard com a vitória.
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A derrota da Mercedes na França serve, também, como espécie de vingança para a Red Bull, que ainda tem na retina o GP da Espanha. Naquela ocasião, Vowles bancou a decisão de duas paradas para Hamilton e fez com que a Mercedes driblasse a Red Bull para garantir o undercut vencedor do heptacampeão.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, não investiu em busca por culpados pela derrota na França e assumiu a responsabilidade para o time como um todo. Para o dirigente austríaco, a corrida apresentou muitas alternativas, e não era possível prever o que cada um fosse fazer. A ultrapassagem derradeira de Verstappen em Hamilton aconteceu na penúltima volta.
“A corrida foi para a frente e para trás hoje. Nosso ritmo era bom, mas tínhamos 3s de diferença para o undercut. Não foi o suficiente para proteger Hamilton”, disse Toto.
Ponto extra de Verstappen
O chefe da Mercedes também teve de dar explicações sobre o ponto extra conseguido por Vertappen, em razão da volta mais rápida. A impressão era que se Valtteri Bottas fosse chamado para os boxes, poderia garantir a bonificação e assim pelo menos ajudar Hamilton. Para Toto, a ameaça de punição pela briga entre Bottas e Pérez impediu qualquer estratégia.
“Com relação ao Bottas, apostamos e perdemos. Estávamos entre receber um punição por ir para fora dos limites de pista ou tentar conseguir a volta mais rápida”, assumiu.
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