Mercedes comemora “vitória maravilhosa” de “brilhante” Russell no GP de São Paulo

Andrew Shovlin, chefe em ação da Mercedes em São Paulo, mostrou a felicidade da equipe por voltar às vitórias após um ano de sofrimento

F1 2022, GP DE SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CORRIDA | Briefing

A Mercedes voltou a vencer! No GP de São Paulo deste domingo (13), George Russell se comportou como um veterano das vitórias, controlou a corrida a partir da pole-position e confirmou o seu primeiro triunfo na carreira, primeiro também da Mercedes em 2022. E ainda com algo a mais: Lewis Hamilton em segundo lugar, completando a dobradinha. O clima de comemoração era visível com Andrew Shovlin, diretor de engenharia e chefe em ação da equipe no Brasil.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Shovlin esteve à frente da operação em Interlagos porque Toto Wolff tirou uma folga e ficou em casa. Depois da corrida, o diretor da Mercedes comemorou o resultado que evitou a primeira temporada sem vitórias da equipe desde 2011.

“O ano tem sido uma longa jornada. Que [belo] resultado hoje ao colocar os dois carros lá em cima. Além disso, vitória brilhante para George também. Estou absolutamente satisfeito”, afirmou.

“Não mudamos nada, é literalmente o mesmo carro que tivemos semana passada, em Austin [quando houve a última atualização da temporada]. Parece funcionar muito bem aqui, acho que as corridas sprint oferecem um desafio real e queríamos apenas preparar os carros, algo em que engenheiros e pilotos fizeram um trabalho brilhante”, seguiu.

George Russell venceu o GP de São Paulo de F1 (Foto: Mercedes)

Garantiu que Wolff, apesar de ficar longe do Brasil, acompanhou todo o trabalho. “Toto está maravilhado e não vai ficar de fora da próxima. Esteve em contato conosco ao longo de toda a corrida”, garantiu.

O elogio sobre Russell ficou em torno da maturidade para comandar uma corrida. “É um dos pilotos que fica confortável na liderança. Dá para notar que ficou bem calmo no carro e soube exatamente o que fazer, mas, quando aproveita uma chance de vencer como essa na primeira tentativa, é brilhante. Esteve em bom ritmo no fim de semana inteiro”, enalteceu.

No fim, é algo que a Mercedes nem esperava mais: se aproximar tanto da Red Bull e brigar de igual para igual, senão mais, com a Ferrari. “Tivemos de caminhar lentamente no desenvolvimento e na compreensão dos problemas, meio que descartamos a temporada com o quão longe estávamos e o campeonato ficou fora de alcance. O foco sempre foi aprender e entender os problemas para desenvolver ferramentas necessárias para superá-los e encontrar um caminho para fazer o carro ser mais rápido. O resultado de hoje é um produto do trabalho duro do departamento aerodinâmico”, apontou.

“Com relação ao nosso plano, talvez estejamos na frente do que esperávamos no que diz respeito ao desempenho. Pensamos que demoraria bastante para diminuir a desvantagem pensando no ano que vem. Estarmos próximos significa nos encorajar mais para o ano que vem. Como dissemos no começo deste ano, estamos aqui apenas para vencer e lutar por campeonatos. Será ótimo voltar a essa possibilidade”, finalizou.

O GRANDE PRÊMIO cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. A F1 encerra a temporada com o GP de Abu Dhabi já na semana que vem, entre os dias 18 e 20 de novembro.

Verstappen e Hamilton revivem rivalidade e se tocam em Interlagos (Vídeo: Reprodução/F1TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.