Mercedes culpa regulamento da F1 “que não permite fazer nada” por má performance

James Allison, diretor-técnico da Mercedes, lamentou a pouca versatilidade do novo regulamento da Fórmula 1, que não permite nenhuma configuração diferente de "deixar o carro perto do solo"

Depois de duas temporadas completas com efeito-solo vigorando na Fórmula 1, a Mercedes parece finalmente ter entendido o motivo de não conseguir encontrar performance em seus carros. De acordo com James Allison, diretor-técnico da esquadra alemã, o problema está na pouca versatilidade do regulamento, que permite poucas possibilidades de configuração nos bólidos.

A hegemonia da Mercedes na F1 terminou em 2022, quando a nova geração de carros estreou na categoria. Desde então, o time alemão teve como melhor posição no Mundial de Construtores o segundo lugar em 2023. O melhor resultado em corrida foi em 2022, quando venceu o GP de São Paulo com George Russell.

Depois de dois anos se desdobrando para encontrar desempenho nos carros e voltar a brigar pela vitória, James Allison afirmou que a falta de desempenho está atrelada à rigidez do regulamento que, de certa forma, exige que o bólido ande muito próximo ao solo.

A Mercedes tem um desafio e tanto pela frente, mas está disposta a arriscar tudo para voltar ao topo (Foto: Steve Etherington/Mercedes)

“Podemos ter um carro com uma boa configuração em uma pista que tem uma característica predominante. Então, se não houver trechos de alta velocidade, talvez você consiga configurar o carro de forma a se sair melhor nas curvas e não terá problemas por adotar essa configuração”, contou James.

“Mas quando você vai para uma pista com mais variáveis, como Austin, onde tem trechos de alta, baixa e média velocidade e algumas ondulações, isso deixa evidente onde você está perdendo performance. É preciso ajustar o downforce para ter uma boa velocidade nas retas, mas também é preciso se manter competitivo nas curvas. E é difícil configurar o carro com regras que não permitem fazer nada, exceto ficar perto do solo”, finalizou o engenheiro da Mercedes.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein. A abertura do campeonato acontece no mesmo circuito, no dia 2 de março.

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