Mercedes desmente pedido de superlicença e diz que Antonelli em Ímola “não vai acontecer”
Andrea Kimi Antonelli em Ímola? Só se for na Fórmula 2 com a Prema, garantiu Toto Wollf, negando ainda que tenha partido da Mercedes o pedido de superlicença para o jovem
A Mercedes negou que tenha partido dela a solicitação recebida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que Andrea Kimi Antonelli tenha a superlicença para a Fórmula 1 antes de completar 18 anos. O chefe da equipe alemã, Toto Wolff, assegurou que o foco para o jovem italiano trilhar o atual caminho “com diligência”, focando na Fórmula 2 com a Prema.
Na última semana, o jornalista Joe Saward, que possui vasta experiência na cobertura da F1, noticiou que a Williams — cliente da Mercedes — está à procura de um substituto para Logan Sargeant já para Ímola e disposta a colocar Antonelli ao lado de Alexander Albon, caso o contrato seja de 18 meses — ou seja, até o final de 2025.
Relacionadas
A informação ganhou ainda mais corpo na sexta-feira (3), em Miami, após um porta-voz da FIA confirmar que, sim, houve um pedido de dispensa para Antonelli, que tem no momento 17 anos. Embora já possua os pontos necessários para a superlicença, Kimi ainda não cumpre o requisito que exige idade mínima de 18 para um candidato ao grid da principal categoria do automobilismo mundial.
Mas Wolff desmentiu a informação dada pelo apresentador da F1, Will Buxton, de que a solicitação partiu de Brackley. “A dispensa não foi algo mencionado por nós e afirmamos desde o início que não era algo que buscávamos”, disse o austríaco à revista inglesa Autosport.
“Não sei de onde vem essa crença de que a Mercedes queria levar isso adiante. Kimi precisa se concentrar na F2, e ele sabe disso. Todo o resto são apenas rumores que continuam circulando e que são factualmente incorretos. Ele é um piloto da Prema na F2, é isso que está fazendo, é nisso que todos estão concentrados”, salientou.
Wolff já havia falado sobre a preocupação em não queimar o pupilo ao promovê-lo muito cedo para a F1. Antonelli é o atual campeão da FRECA e pulou a Fórmula 3 para aproveitar a estreia da nova geração de carros na classe de acesso.
“Há apenas 15 meses, ele estava em um carro de F4. Acreditamos muito em Kimi, em suas habilidades e também em seu futuro. Mas há uma trajetória que precisa ser seguida com diligência em vez de tentar sonhar em pular categorias de uma forma que certamente não será benéfica para ele”, enfatizou.
“Acredito que um campeão não vai se distrair com nada disso. Mas certamente me distrai todo mundo ficar perguntando: ‘E quanto a Kimi e pilotarem Ímola?’ Isso não vai acontecer”, garantiu Toto. “Não é algo que a Mercedes deseja. Esses rumores ganharam seu próprio rumo. Vamos fazer a Fórmula 2. Nós, como equipe, temos muitos outros problemas para resolver”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1, primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No sábado (4), a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!