Mercedes intriga paddock da Fórmula 1 em Barcelona com volante ajustável

Imagem interna da Mercedes de Lewis Hamilton mostra o hexacampeão puxando e empurrando volante e barra de direção e mexendo a posição das rodas dianteiras. É a novidade do segundo dia de testes coletivos em Barcelona

Se o primeiro dia dos testes coletivos de pré-temporada em Barcelona foi marcado pela 'Mercedes rosa' da Racing Point, o segundo, esta quinta-feira (20), começou com uma novidade da Mercedes original: o volante ajustável. Durante a participação de Lewis Hamilton no turno da manhã, as imagens onboard entregaram a peripécia.

Como o serviço de streaming da F1, a F1TV, está transmitindo as sessões, as câmeras onboard estão atuando desde a primeira sessão de testes de pré-temporada, uma novidade no Mundial. É algo que favorece o descobrimento das inovações trazidas pelas equipes.

 
Uma das imagens deixava claro que Hamilton puxava o volante e a barra de direção para perto de si e, logo em seguida, empurrava de volta aparentando mudar o posicionamento das rodas. Eis que, então, surgiu o questionamento: o que é isso?
Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)
É a discussão da manhã. O que é isso? A linha de raciocínio inicial é que o sistema tende a ser impulsionado de maneira hidráulica pela barra de direção e está movendo as rodas dianteiras para a parte interna das curvas e, na sequência, são novamente recolhidas para a reta subsequente. Caso seja isso, é um auxílio ao desempenho de curvas e provavelmente minimiza o arrasto nas retas.

Há quem acredite que a inovação evita que os pneus resfriem de temperatura nas retas mais longas. Neste caso, a intenção seria mais geração e gerenciamento de calor do que algum benefício aerodinâmico ou de arrasto.

O jornalista Fernando Tornello, da sucursal latina da emissora de TV Fox Sports, trouxe alguns rabiscos do especialista Craig Scaraborough para jogar luz ao sistema. "Estes desenhos de @ScarbsTech ajudam a entender melhor o sistema de direção e convergência da Mercedes. Quando traz para si ou empurra adiante, o volante muda a convergência. Seguramente vão investigar se é legal ou não".

O GRANDE PRÊMIO cobre AO VIVO, em TEMPO REAL e 'in loco' os testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com o repórter Vitor Fazio. Siga tudo aqui.

Paddockast #48
MELHORES PILOTOS BRASILEIROS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube