Mercedes leva pacote de atualizações para treinos de novatos em Magny-Cours

Durante a temporada, equipe alemã deu prioridade a aprender o máximo possível sobre os pneus para só depois desenvolver atualizações para seu carro

A Mercedes deseja aproveitar o teste de novatos que acontecerá em Magny-Cours, nos próximos três dias, como uma oportunidade para avaliar um novo pacote aerodinâmico que desenvolveu para a W03. A novidade é uma tentativa da equipe de terminar a temporada brigando pelas primeiras posições, como conseguiu fazer nas primeiras corridas do ano.

Este pacote diz respeito ao sistema de escape, que utlizará o efeito Coanda, que diz respeito à dinâmica de fluidos em superfícies curvas. Ferrari, McLaren e Sauber desenvolveram escapamentos que seguem a mesma linha de raciocínio.

No GP da Itália, Michael Schumacher terminou na sexta posição (Foto: Mercedes)

Em entrevista à revista inglesa ‘Autosport’, o chefe da equipe, Ross Brawn, admitiu que a Mercedes priorizou aprender mais sobre o comportamento dos pneus Pirelli e, em contrapartida, deixou um pouco de lado o desenvolvimento de seu carro.

“Não estávamos compreendendm bem os pneus e concluímos que a coisa mais efetiva que poderíamos fazer era entendê-los, para tê-los um pouco mais sob controle”, disse o inglês, explicando o motivo desta decisão de sua equipe.

Brawn, por outro lado, fez uma ponderação: “Talvez devêssemos ter feito ambos em paralelo, mas nos concentramos no que pensamos ser o mais importante”. Mesmo assim ele considera que a medida foi correta. “Estamos muito melhores no trato com os pneus e, em algumas corridas, fizemos os nossos compostos durarem mais do que nossos adversários, o que não era o caso no começo do ano”, avaliou.

Segundo Brawn, a atualização produzida em Brackley deve ajudar a W03 a produzir mais tração nas curvas de baixa velocidade. Contudo, ela pode não ser ideal para todos os circuitos – não seria, por exemplo, para Monza, palco do GP da Itália.

O piloto que participará da bateria de treinos será Sam Bird. A princípio, o inglês andará apenas nos dois primeiros dias, porém, poderá voltar a acelerar no terceiro caso o programa não seja completado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube