Alonso diz que Aston Martin “aprendeu lição” e elogia “postura agressiva” na F1 2024

Fernando Alonso afirmou que a Aston Martin tem muitas atualizações em fila para o AMR24 e, por isso, não espera que a equipe sofra com uma nova queda de desempenho ao longo da temporada

Embora a Aston Martin não tenha começado a atual temporada da mesma forma que fez no ano passado, quando a equipe apareceu no Bahrein como a segunda força do grid, atrás somente da Red Bull, Fernando Alonso afirmou que está muito satisfeito com a postura “agressiva” que o time de Silverstone vem adotando nas atualizações para o AMR24. O espanhol ainda desconversou sobre uma possível mudança de ares em 2025, alegando que está “muito feliz” na atual casa.

Com 25 pontos somados até aqui, a Aston Martin ocupa a quinta posição no Mundial de Construtores. Alonso terminou entre os dez primeiros nas três etapas que foram disputadas em 2024 — Bahrein, Arábia Saudita e Austrália — e está otimista com o que a escuderia de Lawrence Stroll ainda pode conquistar. Ao contrário do que foi visto no ano passado, os esmeraldinos agora possuem um projeto de desenvolvimento promissor que promete fazê-los brigar até o fim pelas posições mais altas na tabela.

“Este ano, parece que temos um roteiro mais agressivo em termos de desenvolvimento do carro e mais alinhado com uma equipe que espera lutar por grandes resultados”, disse o asturiano durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (4), no Japão. “Acho que há muitas coisas em andamento também para os próximos meses”, revelou.

Para o GP do Japão, que acontece no próximo fim de semana, a Aston Martin preparou o primeiro grande pacote de atualizações da temporada. Além de mudanças no chassi, a esquadra comandada por Mike Krack também contará com algumas alterações na asa dianteira, no assoalho e em alguns componentes da parte traseira do bólido, como a beam wing — asa menor que ajuda a direcionar o ar sujo. O grande objetivo é exterminar o problema da alta degradação dos pneus, que tem prejudicado o ritmo de corrida.

Aston Martin apresenta primeiro grande pacote de atualizações de 2024 no Japão (Foto: Aston Martin)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Tivemos novas peças na suspensão dianteira em Jedá e uma modificação na asa dianteira na Austrália. Agora temos outro pacote aqui no Japão. Até agora, em cada corrida, utilizamos um carro diferente, o que é um bom sinal do que queremos alcançar este ano – ser muito agressivos com as atualizações”, reforçou Alonso.

“Aprendemos uma lição no ano passado. Começar muito bem e depois não evoluir o carro o suficiente não foi bom para a nossa segunda metade de temporada e esperamos fazer o oposto este ano. Há também uma corrida fora das pistas [pelo desenvolvimento], e estamos nela”, acrescentou.

“Para sermos uma equipe de ponta, temos de avançar em todas as áreas. Este ano, estamos tendo o ritmo certo de desenvolvimento, então acho que são ótimos sinais. Mas, no final das contas, é preciso vencer corridas e campeonatos, e isso é o mais difícil”, lembrou o bicampeão.

Apesar de alguns pontos fracos serem mais evidentes do que outros, Alonso afirmou que quase todas as áreas do AMR24 precisam ser melhoradas, mas garantiu que isso não é necessariamente algo negativo.

Em meio aos rumores de possível ida para a Red Bull, Alonso garantiu estar “muito feliz” na Aston Martin (Foto: Aston Martin)

“Neste momento, estamos em falta em quase todos os lados e não vemos uma área específica onde somos fracos. Gostaríamos de mais desempenho em baixa velocidade e melhor tração. A degradação dos pneus é outro tema que precisamos abordar, pois ainda temos esta tendência de sermos um pouco mais rápidos no sábado do que no domingo”, destacou o piloto de 42 anos.

“Provavelmente, penso que é melhor não ter um déficit claro numa área. Porque isso significa que há algo que você calculou mal ou não entendeu completamente. Acho que, no nosso caso, é apenas uma questão de colocar mais downforce no carro através das atualizações”, avaliou Alonso, que em meio aos crescentes rumores que apontam uma possível ida para a Red Bull no próximo ano, garantiu estar feliz na Aston Martin.

“Estou muito feliz e me sinto bem com a equipe. Acho que fui feliz no ano passado e ainda estou feliz agora”, assegurou Fernando, que está em último ano de contrato com o atual time e ainda não decidiu se quer continuar na categoria principal do automobilismo em 2025. Caso permaneça, o espanhol finalizou dizendo que “gostaria de estar mais à frente”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 desta quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.