Mercedes revela ordem da FIA para inversão de posições entre Russell e Hamilton em Miami

Chefe da equipe alemã, Toto Wolff deixou claro que "não houve diálogo" com o diretor de prova: as Flechas de Prata apenas receberam diretamente a instrução de Niels Wittich

FÓRMULA 1 2022: MAX VERSTAPPEN VENCE GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

Na 50ª volta do GP de Miami, o então sexto colocado George Russell ultrapassou o companheiro de equipe Lewis Hamilton na curva 12 do circuito de rua, nos momentos finais da prova. No entanto, pouco depois, o recém-chegado da Mercedes devolveu a posição ao heptacampeão – mas, logo após, fez a ultrapassagem mais uma vez e cruzou a linha de chegada no quinto lugar.

Russell devolveu a posição a Hamilton porque, em dado momento da ultrapassagem, colocou os quatro pneus de seu W13 fora da pista. Depois da corrida, o chefe da Mercedes Toto Wolff esclareceu que não conversou com o diretor de prova Niels Wittich e, sim, recebeu uma instrução direta de como proceder mediante a situação.

“Não houve diálogo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e acho que é assim que tem que ser. Eles (FIA) que vieram até nós e disseram: ‘Russell e Hamilton precisam trocar de posições'”, revelou Wolff.

George Russell e Lewis Hamilton travaram bom embate no circuito de rua de Miami (Foto: Mercedes)

Vale lembrar que, em 2021, as constantes – e longas – conversas entre chefes de equipe e o então diretor de prova Michael Masi tornaram-se ponto de atenção (e polêmica) na Fórmula 1. Em Abu Dhabi, por exemplo, Wolff pediu que o safety-car após a batida de Nicholas Latifi no muro não entrasse na pista, enquanto Christian Horner exigia que os carros entre Hamilton e Max Verstappen pudessem ultrapassar o carro de segurança.

A partir deste ano, junto do novo regulamento técnico, a F1 proibiu o contato direto entre chefes e diretor de prova – para blindar Niels Wittich e Eduardo Freitas da pressão exercida pelos representantes dos times.

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Também depois da corrida, Russell lamentou a ordem de inverter posições, mas preferiu ressaltar a “boa e respeitosa” disputa com Hamilton. “Obviamente você tem que deixar um pouco mais de espaço do que faria normalmente ao disputar posição com seu companheiro de equipe. Aquela é uma curva onde você não consegue julgar direito onde a pista acaba – há somente uma linha branca sinalizando isso”, justificou o piloto.

“Quando me contaram que tinha que devolver a posição, foi um pouco frustrante, porque estava começando a alcançar os carros à frente. Mas, felizmente, nós dois conseguimos terminar a corrida inteiros”, finalizou.

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: ESQUENTA E PRÉ-CORRIDA DO GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

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