Mercedes vê uma só chance contra Red Bull: “Mudar quase todos os componentes do W15”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse o time está se afastando completamente da forma como definiu chassi, distribuição de peso e fluxo de ar, pois entende que só assim o W15 fará frente ao carro da Red Bull

Para se colocar novamente em pé de igualdade com a Red Bull, a Mercedes está determinada a mudar “quase todos os componentes” do carro para a disputa da temporada 2024 da Fórmula 1. Quem assegura é o chefe, Toto Wolff, afirmando que só assim será possível ter uma chance de voltar a brigar pelo título.

A Mercedes vem numa verdadeira montanha-russa desde que o novo regulamento técnico, com a volta do efeito-solo, entrou em vigor em 2022. A equipe resolveu apostar num conceito ousado, com as entradas de ar laterais mais estreitas que o convencional — o famigerado ‘zeropod’ —, mas o conjunto aerodinâmico provou ser um equívoco ao longo das corridas.

Para piorar, os alemães foram os que mais sofreram no início com o porpoising, os quiques em alta velocidade decorrentes do fluxo de ar gerado pelo assoalho do carro. Mesmo com a diretiva da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para conter o fenômeno, a equipe não se acertou.

Veio 2023, e para surpresa de todos, a Mercedes resolveu insistir em seu conceito zeropod, muito em função da vitória conquistada no GP de São Paulo do ano anterior, como confirmado pelo próprio Wolff. Contudo, cada vez mais distante da Red Bull, não houve escolha a não ser abandonar o design com o campeonato ainda em andamento, no GP de Mônaco.

Toto Wolff e Lewis Hamilton: Mercedes vai para o tudo ou nada em 2024? (Foto: Mercedes)

Embora a Mercedes tenha apresentado algumas boas performances no último ano, sobretudo com Lewis Hamilton, só foi suficiente para bater a Ferrari na briga pelo vice-campeonato. A diferença para a arquirrival taurina na tabela, porém, foi de impressionantes 451 pontos.

Wolff falou à imprensa logo após o desfecho da F1 2023, em Abu Dhabi, e afirmou que acredita que o W15 pode trazer um cenário completamente diferente para a Mercedes, mas foi realista. “Nunca na minha vida me senti otimista com algo. Talvez pareça um pouco infeliz, mas me protegeu sobre como gerenciar expectativas e simplesmente me esforçar mais, porque acho que nunca está bom o bastante.”

“É por isso que, hoje [em Abu Dhabi], estou aqui sentado com um sentimento agridoce: ganhamos o vice, perdemos o título. Estamos mudando o conceito, estamos nos afastando completamente da forma como definimos o chassi, a distribuição de peso, o fluxo de ar. Literalmente, quase todos os componentes estão sendo alterados, porque só assim acho que temos uma chance”, admitiu.

“Podemos errar também. Então, entre não conquistar o que esperamos e recuperar a desvantagem, dar um grande passo e voltar ao topo, tudo é possível. Se me perguntarem hoje, como sempre, serei cético, mas essa é a mentalidade que nos empurra para frente, nunca desistir”, completou Wolff.

Com uma das melhores duplas da F1 atual garantida até o final de 2025, Toto ainda reiterou que vê Hamilton em total condição de adicionar mais um aos sete títulos que possui na principal categoria do esporte a motor. Tudo vai depender do equipamento que a Mercedes oferecerá a ele e a George Russell.

“Se conseguirmos dar a ele um carro, vai lutar pelo título, não tenho dúvidas. É claro que quando se tem um carro de F1 como o nosso atual, nunca se estará à vontade, terá fins de semana bons e fins de semana ruins. Mas todas as vezes que o vimos tendo como alvo vencer a corrida, o verdadeiro Lewis ganhou vida. Só temos de dar a oportunidade a ele”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.