Chefe da Mercedes minimiza vitória sobre Ferrari nos Construtores: “Duas perdedoras”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, foi questionado se preferia o segundo lugar sem vencer ou o terceiro, mas com um triunfo — caso da Ferrari. Para ele, entretanto, as duas posições representam derrotas para as escuderias em ano dominado pela Red Bull na Fórmula 1

Mercedes e Ferrari levaram a briga pelo vice do Mundial de Construtores até a última rodada da Fórmula 1 em 2023, no GP de Abu Dhabi, e as Flechas de Prata acabaram vencendo o embate com a escuderia de Maranello em um péssimo fim de semana para Carlos Sainz. No entanto, Toto Wolff, chefe da equipe alemã, fez questão de dizer que a segunda colocação ainda representa uma derrota na temporada.

A segunda posição nos Construtores é importante em termos financeiros, já que a Mercedes receberá uma fatia menor apenas que a da Red Bull em 2023. Por outro lado, os times ganham mais tempo de desenvolvimento no túnel de vento do que o concorrente posicionado acima. A Haas, última colocada, por exemplo, recebe mais tempo do que todas as outras equipes.

Desta forma, Wolff foi questionado sobre o que preferia: terminar em segundo sem vencer ou em terceiro, mas com uma vitória — algo que a Ferrari conseguiu em Singapura, enquanto a Mercedes saiu zerada. E o austríaco não economizou na resposta.

“As duas são perdedoras”, disparou Toto. “É melhor ser segundo por causa do bônus em dinheiro, mas é melhor ser terceiro por causa do tempo no túnel de vento”, pontuou.

A Mercedes venceu a Ferrari, mas Wolf ressaltou que as duas perderam para a Red Bull (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“A Ferrari tem 7% [de tempo de desenvolvimento] a mais do que nós, e teríamos 14% a mais do que a Red Bull [na terceira colocação]. Mas você não pode ter tudo o que quer. No fim, você quer o bônus e também o tempo extra no túnel de vento”, completou.

A briga pelo segundo lugar foi ferrenha até o fim. A Mercedes, que não venceu e terminou o ano com um pódio a menos que a Ferrari — 9 a 8 para os italianos —, ficou à frente por três pontos. Enquanto os alemães fizeram 409, o time de Sainz e Charles Leclerc somou 406. A Red Bull, que venceu 21 vezes e foi a 30 pódios, conquistou 860 tentos.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.