Mercedes vê “trunfo” em estratégia, mas reconhece “grandes deficiências” no Japão

Bradley Lord, que assumiu papel de comando do time no Japão, comentou como os carros da Mercedes não são fortes na sequência de curvas do primeiro setor de Suzuka, mas valorizou que a equipe tem estratégia diferente para corrida

A classificação do GP do Japão, realizada neste sábado (23), não foi das melhores para a Mercedes. A equipe alemã conquistou apenas a sétima e a oitava posições no grid de largada com Lewis Hamilton e George Russell, respectivamente. Bradley Lord, diretor de comunicações e que ganhou protagonismo no time com a ausência de Toto Wolff, falou sobre as deficiências do W14 em Suzuka e a estratégia de pneus do time, que pode de novo ajudar na escalada do pelotão.

A Mercedes ficou a mais de 1s da Red Bull de Max Verstappen, que fez a pole, e ainda vai largar atrás dos pilotos da Ferrari, com quem disputa a vice-liderança no Mundial de Construtores. A equipe de Maranello está só 24 pontos atrás dos alemães. 

“O primeiro setor aqui, passando pelos ‘S’, é exatamente o tipo de curvas onde não somos realmente fortes. Vimos a McLaren fazer um bom avanço nessa área também, então essa tem sido nossa maior deficiência ao longo do fim de semana”, explicou Lord.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Russell garantiu apenas a oitava posição no grid de largada (Foto: Mercedes)

Apesar dos desafios, o diretor da Mercedes falou que a equipe melhorou desde o TL1, mas ainda encontrou dificuldades no final da classificação. “Fizemos algum progresso ao longo do fim de semana, mas mesmo nas últimas voltas do Q3, George [Russell] relatou que o carro estava derrapando e os pneus não tinham aderência. Lewis [Hamilton] conseguiu uma pequena melhoria, mas infelizmente não encontramos o ritmo do carro”, afirmou.

O dirigente trouxe uma informação que traz otimismo para a equipe: a estratégia de pneus como trunfo mais uma vez. “A boa notícia é que temos dois conjuntos de pneus duros que economizamos para amanhã, enquanto os outros à nossa frente, exceto a McLaren, têm o mesmo número de médios. Portanto, isso pode ser uma espécie de trunfo que podemos ter na corrida”, analisou.

Lord também enfatizou que a classificação forneceu uma imagem clara das áreas em que a Mercedes precisa trabalhar e onde precisa se recuperar após o final da temporada. “A classificação trouxe uma imagem clara de onde precisamos trabalhar e o que temos de fazer durante o inverno [na Europa]. Além disso, ainda temos algumas atualizações a serem implementadas, e esperamos que essas ajudem a dar mais um pequeno passo adiante também”, concluiu Lord.

A largada para o GP do Japão está prevista para as 2h de sábado, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Antes, à 1h40, o GP abre a transmissão em segunda tela na GPTV, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.