Na décima temporada na F1, Toro Rosso apresenta STR10 conservador, mas inédito ‘bico-seta’

A Toro Rosso apresentou ao mundo na tarde deste sábado (31) o STR10, o modelo que será guiado pelos jovens estreantes Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. na temporada 2015 da F1. O novo carro obedece ao padrão de cores da equipe italiana e vem no azul escuro, com detalhes em vermelho. O bico é baixo, como tem sido a tendência deste ano, e longo

A Toro Rosso escolheu o pit-lane da pista de Jerez de la Frontera, que já quase virou um sinônimo de pré-temporada na F1, para exibir o seu STR10, o modelo com o qual pretende disputar o Mundial 2015. O novo carro de Faenza obedece ao esquema padrão de cores e vem em uma combinação agressiva de azul escuro e vermelho, evidenciado pela pintura do touro da Red Bull na cobertura do motor.

Pouco minutos antes de a equipe retirar o pano que escondia a criação na tarde deste sábado (31), Franz Tost, o chefe da esquadra que comemora em 2015 a décima temporada na F1, afirmou que "estava convencido de que o carro é o melhor construído até o momento pela Toro Rosso". O carro leva assinatura do diretor-técnico James Key.

As linhas do novo projeto são também bastante conservadoras e o bico, como tem sido a tendência neste ano devido aos novos regulamentos, é mais baixo e muito longo, mas a ponta é mais estreita, e isso é o que inova no modelo.

"James Key teve grande esforço com esse projeto e gastou muito tempo em novas soluções. O carro é bastante limpo e acho que, se um carro é limpo e bonito, também é rápido. E, mais uma vez, temos junto conosco a Renault. Eles fizeram um grande trabalho também. Por isso, estou convencido de que temos um pacote competitivo", completou Tost. 

Antes da apresentação, o modelo também passou por um shakedown nesta semana, na pista italiana de Mugello.

Nova Toro Rosso (Foto: Reprodução/Twitter)

Porta de entrada dos jovens pilotos do bem-sucedido programa da Red Bull, a equipe de Faenza vem com dois novatos para o campeonato que começa em 15 de março, no Albert Park, na Austrália.

Cumprindo à risca o papel de revelar talentos, o time será responsável pelo debute de Max Verstappen, de apenas 17 anos. O holandês, filho de Jos, é o mais jovem piloto a estrear na F1. Aceito pela marca dos energéticos no ano passado, Max estava na F3 Euro quando foi anunciado como titular da Toro Rosso.

Verstappen completou o campeonato na terceira posição, depois de dez vitórias e sete poles. Ainda em 2014, o novato guiou o carro do time italiano nos primeiros treinos livres em Suzuka, Austin e Interlagos, além dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.

Para completar a dupla, a Toro Rosso chamou o campeão de 2014 da World Series, Carlos Sainz Jr. O espanhol, porém, a segunda opção do time. Originalmente, a esquadra chefiada por Franz Tost iria alinhar com Verstappen e o russo Daniil Kvyat.

Toro Rosso STR10 (Foto: Reprodução/Twitter)

Só que a decisão de Sebastian Vettel de deixar a Red Bull no ano passado mudou os planos. Com o acerto do tetracampeão com a Ferrari, a equipe austríaca precisou agir rápido e decidiu apostar em Kvyat para formar parceria com o australiano Daniel Ricciardo. Assim, sobrou uma vaga em Faenza, agora ocupada pelo filho do lendário piloto de rali Carlos Sainz.

O título da World Series foi o que mais pesou para a escolha do jovem, que também já teve contato com o F1 da Toro Rosso. Sainz Jr. andou com o RB10 durante os treinos coletivos em Marina de Yas, logo depois do fim da temporada.

Portanto, Tost entende que a equipe está fazendo história na F1. “A Toro Rosso neste ano vai escrever a história da F1 porque nesta temporada nós vamos ter a mais jovem dupla até agora. Carlos Sainz tem 23 anos e é mais experiente. Ele ganhou a World Series, e isso quer dizer que teve um grande ano em 2014. E estamos muito contentes que eles está aqui conosco agora", disse o dirigente.

"Max, por sua vez, começou a correr com seis anos e está há muito tempo envolvido com o ambiente do automobilismo. No ano passado, correu na F3 Euro e venceu. E esse foi seu primeiro ano em uma categoria de monopostos. Ele mostrou muita competitividade, venceu dez corridas e terminou em terceiro o campeonato." 

"Os dois, portanto, são resultado do programa da Red Bull e estamos convencidos de terão um futuro bem-sucedido na F1, encerrou.

A esquadra italiana tem como meta deixar de vez o pelotão intermediário do grid em 2015. Pelo segundo ano, o time será empurrado pelos motores da Renault. Assim como a irmã mais velha, a Toro Rosso também sofreu com a falta de confiabilidade e desempenho das unidades francesas, mas agora a aposta é que os revisados V6 possam preencher essa lacuna e permitir que Verstappen e Sainz Jr. consigam se aproximar das rivais.

As imagens do STR10 da Toro Rosso
#GALERIA(5198)

Os lançamentos de 2015

A Ferrari foi a quarta equipe a apresentar oficialmente o seu carro para a temporada 2015. Na semana passada, no México, a Force India exibiu a pintura do VJM08 — o carro em si não está pronto e parece estar longe disso, já que o time sequer vai participar da primeira semana de testes em Jerez e passa por sérios problemas financeiros.
 
A McLaren foi a segunda, nesta quinta-feira (29), apresentando o MP4-30 e seu notável bico bem mais baixo dos que os que vinham sendo apresentados.
 
Um pouco antes da Ferrari, a Sauber também mostrou ao mundo o C34. Também com problemas financeiros, a escuderia suíça conta em 2015 com o brasileiro Felipe Nasr e com o sueco Marcus Ericsson, que estava na Caterham em 2014.
 
No dia 20, na revista 'F1 Racing', a Williams correu para mostrar como será o FW37 e revelou, assim, um estranho “bico-mamilo”. 
 
Lotus utilizou as redes sociais na última segunda-feira (26) para apresentar o E23 e também chamou a atenção pelo bico, mas por outro motivo: o time de Enstone parece ter desistido do não menos estranho “bico-tomada”.
 
Esta quinta-feira, porém, não ficou marcada apenas pelo lançamento da McLaren. A Mercedes levou para um shakedown em Silverstone o seu W06 Hybrid e, na sequência, revelou algumas fotos do novo carro. 
 
Quem ainda não apresentou o carro foi a Red Bull. O RB11 ainda não está concluído e, de acordo com o site italiano Omnicorse, o novo modelo austríaco ainda sequer foi submetido ao teste de impacto da FIA.
RENOVADA
Também pela internet, a Ferrari enfim lançou a sua criação para a temporada 2015 da F1. O modelo italiano, batizado de SF15-T, segue a tendência dos carros rivais até o momento e também vem com o bico acentuadamente mais baixo e longo, à moda antiga, alguém dirá. O esquema de cores, obviamente, não muda, e o carro vem vermelho, com novamente detalhes em preto na parte traseira e nas laterais.  O modelo 2015 da Ferrari é o primeiro assinado completamente pelo diretor-técnico James Allison, que chegou à equipe no ano passado. E vem mais agressivo, especialmente com relação às linhas aerodinâmicas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Ferrari
Arrivabene: "Carro é realmente muito sexy" 
T — Leia
Galeria de fotos da SF15-T — Veja

CARRO BRASILEIRO
De azul e amarelo, a Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano. Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Sauber
Nasr se diz "pronto para desafio" de estrear na F1 
Leia
Sem metas precisas, Ericsson ambiente perfeito na Sauber Leia
As especificações técnicas do C34 — Confira
 

CANCELADA!
A Brasília Indy 300, que deveria abrir a temporada 2015 da categoria norte-americana no dia 8 de março, está cancelada. A organização da prova anunciou no fim da tarde desta quinta (29) em um comunicado oficial divulgado para a imprensa. Segundo o Grupo Bandeirantes, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realizou o cancelamento da prova de forma unilateral e informou ao grupo já nesta quinta.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre a Brasília Indy 300
MP: Contrato da corrida era "maculado de irregularidades" — Leia
Indy fala em "grande desapontamento" — Leia
Castroneves diz que foi "pego de surpresa" — Leia
Flavio Gomes: É um vexame danado 
Leia
Renan do Couto: Pode ser o fim do autódromo de Brasília — Leia

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.