Na décima temporada na F1, Toro Rosso apresenta STR10 conservador, mas inédito ‘bico-seta’
A Toro Rosso apresentou ao mundo na tarde deste sábado (31) o STR10, o modelo que será guiado pelos jovens estreantes Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. na temporada 2015 da F1. O novo carro obedece ao padrão de cores da equipe italiana e vem no azul escuro, com detalhes em vermelho. O bico é baixo, como tem sido a tendência deste ano, e longo
A Toro Rosso escolheu o pit-lane da pista de Jerez de la Frontera, que já quase virou um sinônimo de pré-temporada na F1, para exibir o seu STR10, o modelo com o qual pretende disputar o Mundial 2015. O novo carro de Faenza obedece ao esquema padrão de cores e vem em uma combinação agressiva de azul escuro e vermelho, evidenciado pela pintura do touro da Red Bull na cobertura do motor.
Pouco minutos antes de a equipe retirar o pano que escondia a criação na tarde deste sábado (31), Franz Tost, o chefe da esquadra que comemora em 2015 a décima temporada na F1, afirmou que "estava convencido de que o carro é o melhor construído até o momento pela Toro Rosso". O carro leva assinatura do diretor-técnico James Key.
Relacionadas
As linhas do novo projeto são também bastante conservadoras e o bico, como tem sido a tendência neste ano devido aos novos regulamentos, é mais baixo e muito longo, mas a ponta é mais estreita, e isso é o que inova no modelo.
"James Key teve grande esforço com esse projeto e gastou muito tempo em novas soluções. O carro é bastante limpo e acho que, se um carro é limpo e bonito, também é rápido. E, mais uma vez, temos junto conosco a Renault. Eles fizeram um grande trabalho também. Por isso, estou convencido de que temos um pacote competitivo", completou Tost.
Antes da apresentação, o modelo também passou por um shakedown nesta semana, na pista italiana de Mugello.
Porta de entrada dos jovens pilotos do bem-sucedido programa da Red Bull, a equipe de Faenza vem com dois novatos para o campeonato que começa em 15 de março, no Albert Park, na Austrália.
Cumprindo à risca o papel de revelar talentos, o time será responsável pelo debute de Max Verstappen, de apenas 17 anos. O holandês, filho de Jos, é o mais jovem piloto a estrear na F1. Aceito pela marca dos energéticos no ano passado, Max estava na F3 Euro quando foi anunciado como titular da Toro Rosso.
Verstappen completou o campeonato na terceira posição, depois de dez vitórias e sete poles. Ainda em 2014, o novato guiou o carro do time italiano nos primeiros treinos livres em Suzuka, Austin e Interlagos, além dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.
Para completar a dupla, a Toro Rosso chamou o campeão de 2014 da World Series, Carlos Sainz Jr. O espanhol, porém, a segunda opção do time. Originalmente, a esquadra chefiada por Franz Tost iria alinhar com Verstappen e o russo Daniil Kvyat.
Só que a decisão de Sebastian Vettel de deixar a Red Bull no ano passado mudou os planos. Com o acerto do tetracampeão com a Ferrari, a equipe austríaca precisou agir rápido e decidiu apostar em Kvyat para formar parceria com o australiano Daniel Ricciardo. Assim, sobrou uma vaga em Faenza, agora ocupada pelo filho do lendário piloto de rali Carlos Sainz.
O título da World Series foi o que mais pesou para a escolha do jovem, que também já teve contato com o F1 da Toro Rosso. Sainz Jr. andou com o RB10 durante os treinos coletivos em Marina de Yas, logo depois do fim da temporada.
"Max, por sua vez, começou a correr com seis anos e está há muito tempo envolvido com o ambiente do automobilismo. No ano passado, correu na F3 Euro e venceu. E esse foi seu primeiro ano em uma categoria de monopostos. Ele mostrou muita competitividade, venceu dez corridas e terminou em terceiro o campeonato."
"Os dois, portanto, são resultado do programa da Red Bull e estamos convencidos de terão um futuro bem-sucedido na F1, encerrou.
A esquadra italiana tem como meta deixar de vez o pelotão intermediário do grid em 2015. Pelo segundo ano, o time será empurrado pelos motores da Renault. Assim como a irmã mais velha, a Toro Rosso também sofreu com a falta de confiabilidade e desempenho das unidades francesas, mas agora a aposta é que os revisados V6 possam preencher essa lacuna e permitir que Verstappen e Sainz Jr. consigam se aproximar das rivais.
As imagens do STR10 da Toro Rosso
#GALERIA(5198)
Os lançamentos de 2015
Mais sobre o novo carro da Ferrari
Arrivabene: "Carro é realmente muito sexy" T — Leia
Galeria de fotos da SF15-T — Veja
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO
Mais sobre o novo carro da Sauber
Nasr se diz "pronto para desafio" de estrear na F1 — Leia
Sem metas precisas, Ericsson ambiente perfeito na Sauber — Leia
As especificações técnicas do C34 — Confira
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO
Mais sobre a Brasília Indy 300
MP: Contrato da corrida era "maculado de irregularidades" — Leia
Indy fala em "grande desapontamento" — Leia
Castroneves diz que foi "pego de surpresa" — Leia
Flavio Gomes: É um vexame danado — Leia
Renan do Couto: Pode ser o fim do autódromo de Brasília — Leia