Na Garagem: presidente da FIA volta no tempo e defende punição a Senna em 1990

Ex-presidente da FIA, Max Mosley disse ao rememorar o polêmico acidente do GP do Japão de 1990 que o brasileiro Ayrton Senna deveria ter sido punido pela batida que deu em Alain Prost

Marcado por um gosto de revanche, o tenso campeonato de F1 de 1990 teve seu campeão selado com um acidente envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost na largada do GP do Japão. Na época, o brasileiro escapou de ser punido, mas gente importante achava que sua atitude havia sido passível de punição.
 
O que pesou a favor de Senna? O contexto.
 
Há exatos 15 anos — em 21 de fevereiro de 2001 —, ao rememorar o episódio de outubro de 1990, o então presidente da FIA, Max Mosley, defendeu que uma sanção deveria ter sido aplicada contra o piloto da McLaren.
Largada do GP do Japão de 1990. Senna e Prost dividiriam a primeira curva (Foto: Forix)
“O Senna deveria provavelmente ter sido excluído do campeonato por ter feito algo perigoso como aquilo, mas eu acho que a sensação era que o que havia acontecido no ano anterior havia sido ultrajante — de que ele havia genuinamente vencido a corrida, mas que a vitória lhe havia sido tirada equivocadamente. Então era natural que houvesse uma ligeira simpatia”, afirmou Mosley.
 
O episódio citado, claro, é o controverso GP do Japão de 1989. Após um toque com Alain Prost na chicane, Senna manobrou na área de escape, voltou à pista e passou Alessandro Nannini na última volta para vencer. No entanto, os comissários o desclassificaram por cortar caminho por dentro da chicane. A punição confirmou o tricampeonato de Prost.
 
Mosley, diga-se, era o presidente da FIA quando, em 1997, Michael Schumacher foi excluído do Mundial de Pilotos por jogar o carro para cima de Jacques Villeneuve na corrida decisiva, em Jerez.
 
VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.