Na Garagem: Vettel iguala Prost e conquista tetra na Fórmula 1 com vitória na Índia

Com a vitória no GP da Índia, Sebastian Vettel entrou para a história da Fórmula 1 ao igualar as conquistas de Alain Prost. O alemão ainda estabeleceu em 2013 o recorde de vitórias seguidas que só foi batido este ano por Max Verstappen

Há dez anos, Sebastian Vettel passou a ocupar a mesma prateleira de Alain Prost na Fórmula 1: a dos tetracampeões. Foi num 27 de outubro que o alemão chegou ao seu quarto título na maior categoria do esporte a motor — o quarto também da Red Bull entre as equipes — após vencer o GP da Índia, coroando um domínio iniciado na Bélgica e que ainda veria mais três vitórias seguidas dali em diante, totalizando as nove que até este ano perduraram como a maior sequência já vista na F1.

Vettel chegou à Índia com nada menos que 90 pontos de vantagem para Fernando Alonso, que defendia a Ferrari na época. E a classificação em Nova Deli tornou a vida do espanhol ainda mais complicada, com o representante da Red Bull na pole-position, enquanto Alonso não foi além do oitavo lugar.

Era questão de tempo: Vettel conseguiu se defender do ataque dos carros da Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, segundo e terceiro, respectivamente. Já o bicampeão viu as chances ficarem ainda mais remotas na primeira curva: um toque na largada o obrigou a uma parada fora de hora para trocar o bico do carro. Só que os taurinos também resolveram trazer Vettel para um pit-stop prematuro, calçando o carro do alemão com os compostos médios.

A nova estratégia jogou Vettel para 17º, enquanto Alonso retornou à corrida em 20º. Mas àquela altura, os pilotos que haviam partido com os pneus macios para o stint inicial também realizavam rapidamente suas respectivas paradas. Vettel, então, acabou levando vantagem.

Vettel em 2013: vitórias a rodo e tetracampeonato mundial (Foto: Red Bull Content Pool)

No giro 9, Mark Webber, companheiro de equipe de Vettel, assumiu a liderança e lá ficou até a volta 28. Quando o australiano finalmente parou para a troca obrigatória, foi Sebastian quem já estava lá pronto para reassumir a ponta.

O duo taurino ainda parou mais uma vez, porém Webber acabou abandonando a prova por problemas no alternador. Já Vettel seguiu firme até a bandeirada, enquanto Alonso, o único ainda capaz de arrastar a decisão por mais alguns GPs, terminou num amargo 11º lugar.

Vettel ainda venceu em Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil, fechando a temporada 2013 com 397 pontos. Na carreira até ali, eram 39 vitórias, 47 poles, oito hat-tricks e quatro grand-chelems. A cena da comemoração do tetra já é daquelas imagens emblemáticas da F1: Seb ajoelhado diante do RB9 após a bandeirada na Índia, reverenciando o modelo com o qual triunfou em 13 das 19 corridas realizadas naquele ano — recorde que dividiu com Michael Schumacher até o ano passado, quando Max Verstappen bateu a marca ao vencer 15 vezes numa mesma temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.