Newey cita Forrest Gump, diz que está “um pouco cansado” e garante: “Não há planos”

Apesar dos rumores de uma mudança para a Ferrari, Adrian Newey destacou que está cansado e precisa recuperar as energias. Mas, ainda assim, a aposentadoria não parece uma realidade

Adrian Newey se tornou o assunto do momento na Fórmula 1 desde que a Red Bull confirmou que sua saída da equipe vai acontecer no primeiro trimestre de 2025. Com o projetista livre no mercado, várias equipes mostraram interesse em contar com seu trabalho. Porém, o britânico afirmou que ainda não tem planos para o futuro e pensa em tirar um tempo para descansar. Afinal, tem um carreira longa no esporte e se encontra “um pouco cansado” no momento.

Newey é o projetista de maior sucesso na história da Fórmula 1 e foi fundamental em campanhas vitoriosas na Williams, McLaren e Red Bull. Além disso, é o maior especialista do mundo em efeito-solo — efeito aerodinâmico que está em vigor no atual regulamento dos carros da F1. Por isso, é natural que seja cobiçado por todas as equipes do grid.

Ferrari, Aston Martin e Williams, por exemplo, já deixaram claro o interesse por Adrian. Inclusive, surgiram rumores de que Frédéric Vasseur, chefe da equipe italiana, já se reuniu com o engenheiro e planeja o anúncio de sua contratação após o GP de Miami

Newey, no entanto, afirmou que ainda não tem planos para o futuro. Afinal, tem uma carreira longa no esporte e acredita que precisa tirar um tempo para descansar. Para falar sobre seu cansaço, usou como referência a cena do filme Forrest Gump. Na ocasião, o protagonista passou três anos correndo pelo mundo, reuniu uma legião de fãs e seguidores e, sem razão aparente, decide abandonar tudo e ir para casa descansar.

Adrian Newey garantiu que ainda não tem planos para o futuro na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Estava pensando nisso durante as férias, e à medida que as coisas aconteceram este ano, pensei ‘estou em uma posição de muita sorte, não preciso trabalhar para viver. Trabalho porque gosto.’ Então agora é um bom momento para dar um passo atrás, fazer uma pausa, colocar todas as coisas na balança e viajar um pouco”, disse Adrian.

“Mas em algum momento, não sei quando, posso estar no chuveiro e dizer ‘esse é o próximo passo’. Mas, por enquanto, não há planos para o futuro. Cheguei em um ponto que acho que me sinto como disse Forrest Gump: “Estou me sentindo um pouco cansado””, comentou Newey.

Apesar do cansaço, o “mago da aerodinâmica” não falou, necessariamente, em aposentadoria. Afinal, ele ainda gosta do esporte e se diverte com as mudanças de regulamento. Inclusive, a Fórmula 1 vai passar por uma reformulação em 2026, quando entra em vigor a nova regra dos motores.

“Gosto de mudanças no regulamento. Essas novas regras foram as maiores que tivemos desde 1983. Gostei muito do desafio de toda a pesquisa e design detalhado daquele carro [2022]. Os dois modelos que vieram depois são evoluções do carro de 2022, e o próximo também será uma evolução. Tem sido um regulamento muito bom, e me surpreendi com esses carros. tem sido divertido”, finalizou Newey.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.