Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Emília-Romanha de F1 2024

Charles Leclerc dominou durante a sexta-feira em Ímola e liderou os dois treinos livres. A Red Bull ainda não conseguiu se entender com o circuito e teve problemas com o equilíbrio do RB20

O GP da Emília-Romanha marca o início da perna europeia na temporada 2024 da Fórmula 1, mas também a chegada de um pacote robusto de atualizações para boa parte das equipes do grid. Graças às novas peças, Charles Leclerc dominou nesta sexta-feira (17) e liderou as duas sessões de treinos livres.

Oscar Piastri ficou com a segunda colocação no TL2, mas quem surpreendeu mesmo foi a RB, que viu Yuki Tsunoda ficar com o terceiro melhor tempo do dia. As duas Mercedes vieram logo na sequência, com Lewis Hamilton na frente de George Russell. Carlos Sainz completou o top-6.

Em um dia extremamente apagado, a Red Bull teve dificuldades com o equilíbrio do RB20 e Max Verstappen ficou apenas com o sétimo lugar, seguido pelo companheiro Sergio Pérez.

A RB teve um bom desempenho com Yuki Tsunoda no TL2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira declarações dos pilotos na sexta-feira do GP da Emília-Romanha:

Charles Lecerc, primeiro: Leclerc celebra liderança da Ferrari em Ímola, mas freia euforia antecipada: “Pés no chão”

Oscar Piastri, segundo: Piastri destaca McLaren “em posição muito boa” e se diz “confortável” em Ímola

Yuki Tsunoda, terceiro: Tsunoda celebra 3º lugar no TL2 e “dia positivo e de menos estresse” em Ímola

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton vê Mercedes “mais perto do que parece” com atualizações em Ímola

George Russell, quinto: Russell crê em Mercedes “razoavelmente competitiva” em Ímola: “Demos passo à frente”

Max Verstappen foi apenas o sétimo colocado no TL2 do GP da Emília-Romanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Carlos Sainz, sexto: Sainz destaca “confiança” e vê Ferrari “em um bom lugar” para classificação em Ímola

Max Verstappen, sétimo: Verstappen vê Red Bull “sem equilíbrio” e “muito fora do ritmo” na Emília-Romanha

Sergio Pérez, oitavo: Pérez pede “muito trabalho” para Red Bull e prevê classificação “interessante” em Ímola

Nico Hülkenberg, nono: Hülkenberg celebra primeira vez em “intensa” Ímola e diz que Haas “parece bem”

Fernando Alonso, décimo: Alonso celebra volta a “fim de semana comum” e confia em boa classificação em Ímola

Daniel Ricciardo, 11º: “Estou feliz por voltar ao formato normal do fim de semana. Nos outros dias, quando ficava em 11º, tinha a sensação de ter encaixado uma boa volta, mas não senti isso hoje. Ainda estou tentando achar o tempo de volta por aqui. Tive dificuldades em algumas curvas e certamente há algumas coisas na afinação do carro que estamos tentandor melhorar. Faremos mais alguns ajustes esta noite, e sinto que outro treino amanhã será bom para fazer algumas mudanças de configuração para melhorar em algumas áreas que sei que podemos. Ainda estou confiante, pois acho que estamos bem, o Yuki [Tsunoda]  mostrou isso. O objetivo é ser um carro forte no Q3.”

Lando Norris, 12º: Norris vê McLaren “em boa posição” em Ímola e avalia: “Pouca coisa para mudar”

Lando Norris ficou em 12º no TL2 em Ímola (Foto: McLaren)

Lance Stroll, 13º: “Gosto de voltar à Ímola, é uma pista divertida de pilotar e com muita história. Hoje foi produtivo, pois aplicamos nossas atualizações ao carro. Testamos muitas coisas diferentes enquanto avaliamos as novidades e reunimos muitos dados que estudaremos durante a noite. Estou ansioso pela classificação amanhã. O grid está apertado, mas com um forte desempenho podemos nos dar uma boa posição de largada para a corrida.”

Esteban Ocon, 14º: “Foi bom ter mais tempo na pista com duas sessões de treinos completos. Aprendemos bastante ao longo das duas sessões e conseguimos melhorar muito bem o carro do treino livre 1 ao treino livre 2. Uma área em que precisamos nos concentrar é o quanto o carro está balançando, o que parece ser resultado da superfície desta pista. É muito acidentado e mudou muito desde a última vez que viemos aqui. Precisamos avaliar o acerto e ver quais medidas podemos tomar durante a noite para limitar as oscilações e melhorar o desempenho para a classificação de amanhã.”

Pierre Gasly, 15º: “No geral, foi um dia de treinos produtivo em Ímola. Tentamos algumas coisas no simulador na semana passada em preparação para este fim de semana de corrida e esses testes parecem ter funcionado muito bem na pista. Aprendemos muito nas duas sessões e trabalharemos duro durante a noite para nos prepararmos para amanhã. Geralmente, o carro está começando a ficar um pouco mais confortável e consegui entrar em uma janela consistente, o que me permitiu forçar cada vez mais. Estou ansioso pelo resto do fim de semana e espero que possamos continuar a dar passos na direção certa.”

Valtteri Bottas, 16º: “Estava ventando bastante lá fora. Ainda assim, é ótimo voltar a correr nesta pista. Dadas as condições complicadas, tivemos de fazer alguns compromissos em termos de configuração e avaliamos parcialmente algumas novas peças do carro. Esperamos condições meteorológicas ligeiramente diferentes amanhã, que deverão estar mais próximas do que teremos na classificação e durante a corrida. Há algum trabalho a fazer durante a noite, mas estou confiante de que seremos capazes de extrair mais desempenho do nosso carro e vir preparados para a classificação.”

Kevin Magnussen, 17º: “Não é uma pista fácil, mas eu não estava tão longe. Aqui está super apertado, ainda mais apertado que o normal, o meio do grid está uma loucura. Estou 0s3 ou 0s4 atrás da Red Bull e estou em 17º, o que mostra o quão perto estamos.”

Alexander Albon, 18º: “Obviamente estamos um pouco atrasados ​​no tempo de pista depois do problema elétrico que sofri no TL1. Demorou um pouco para encontrar o problema e corrigi-lo, mas a equipe fez um ótimo trabalho para recuperar o carro. É difícil porque o carro realmente parecia incrível. Não sei se é a pista ou o vento, mas sinto que o carro está sobre trilhos, mas estou em 18º, então temos trabalho para fazer. Apesar disso, estou gostando e é bom chegar a uma pista adequada. Não vai ser fácil, mas estou feliz com nosso progresso, então espero que possamos desbloquear mais algum desempenho.”

Alex Albon enfrentou problemas no carro durante o primeiro treino (Foto: Reprodução/F1)

Guanyu Zhou, 19º: “Foi bom voltar a correr em Ímola depois de dois anos. O dia de hoje se mostrou mais difícil do que o esperado, pois a bandeira vermelha e algumas alterações no carro nos custaram algum tempo, no entanto, tivemos uma sessão limpa durante a tarde. Tentamos algumas afinações diferentes e ainda temos de trabalhar no equilíbrio do carro, mas tenho certeza de que podemos fazer algum progresso amanhã. Amanhã, meu carro receberá o novo assoalho, o que deverá me dar mais carga aerodinâmica e aderência, e – com o trabalho da equipe e as mudanças no carro – mais confiança.”

Logan Sargeant, 20º: “Com certeza o TL2 foi bastante comprometido. Fizemos apenas algumas voltas com pouco combustível e tivemos alguns problemas para fazer o pneu funcionar, então esse é o principal tópico para focar. O equilíbrio do carro está bom, mas não estamos fazendo tudo funcionar como deveria, então precisamos descobrir isso. Estou gostando muito da pista, é muito legal. Amanhã será complicado, mas faremos o nosso melhor para tirar proveito disso.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.