Hülkenberg defende método “pouco ortodoxo” para equipes menores pontuarem na F1

Nico Hülkenberg acredita que as equipes do fundo do pelotão não vão ser capazes de pontuar na Fórmula 1 2024 se adotarem estratégias convencionais

A disparidade entre as equipes ficou ainda maior na Fórmula 1 em 2024 e terminar uma corrida no top-10 se tornou uma tarefa muito mais complicada para as times da parte de trás do pelotão. Por isso, Nico Hülkenberg acredita que, se almejam somar algum ponto na temporada, as equipes menores precisam adotar estratégias “pouco ortodoxas”.

Existia uma expectativa que o grid da F1 ficasse mais competitivo em 2024. Porém, o que se viu foi uma Red Bull ainda mais dominante, a Ferrari se consolidando como segunda força e Mercedes, McLaren e Aston Martin brigando pelas demais posições do top-10. Equipes como Haas, Williams, RB, Alpine e Sauber estão muito atrás e, em situações normais, ainda não são capazes de terminar uma corrida no top-10.

É verdade que Hülkenberg somou um ponto no GP da Arábia Saudita. Porém, o titular da Haas se beneficiou do abandono de Lance Stroll e contou com uma estratégia que envolveu o bom trabalho em equipe de Kevin Magnussen, que segurou o ritmo dos pilotos que vinham atrás.

Em 2022 Alexander Albon também se valeu de uma estratégia alternativa para somar o primeiro ponto da Williams naquela temporada. O piloto anglo-tailandês largou de pneus duros e fez um stint de 57 voltas e parou nos boxes na penúltima volta para garantir o décimo lugar.

Hülkenberg conseguiu se manter em décimo até o fim e somou o primeiro ponto da Haas na Aarábia Saudita (Foto: Haas F1 Team)

Para 2024, com tanta disparidade entre as equipes, Nico Hülkenberg acredita que para pontuar vai ser preciso uma estratégia alternativa e também um pouco de sorte.

“Acho que em corridas como esta [na Arábia Saudita], quando atualmente temos as cinco melhores equipes, se elas permanecerem na corrida, elas vão sempre disputar as dez primeiras posições. Então, como estamos muito atrás, sinto que é preciso fazer algo pouco ortodoxo e algo não tão lógico”, disse o titular da Haas.

“Obviamente, você precisa contar com um pouco de sorte para fazer com que uma estratégia diferente dê certo. Mas vimos inúmeras vezes que isso compensa”, finalizou Hülkenberg.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 21 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.