Mazepin obtém vitória legal e escapa de sanção da União Europeia após dois anos

Nikita Mazepin está livre das sanções da União Europeia após dois anos. Decisão fora tomada por associação ao governo da Rússia após invasão da Ucrânia

Após dois anos sancionado, Nikita Mazepin conseguiu se livrar das restrições da União Europeia (UE) na última quarta-feira. A decisão subverte as sanções de cunho financeiro aplicadas pela corte europeia em março de 2022, logo após o começo oficial da guerra na Ucrânia.

Mazepin foi demitido pela Haas em fevereiro de 2022, no meio dos testes coletivos de pré-temporada, no dia seguinte à invasão russa. A sanção veio semanas depois sobre Nikita e o pai, Dmitry Mazepin, dono da Uralkali, gigante do ramo de fertilizantes e que patrocinava a Haas de maneira pesada. O acordo entre Haas e Uralkali foi encerrado no mesmo dia que o do piloto.

Na ocasião, os Mazepin foram sancionados pela UE por fazerem parte da lista de pessoas que “apoiavam ou se beneficiavam do governo da Rússia ou que providenciavam fonte importante de receita”. Acontece que, após dois anos, a Corte Geral concluiu que nada disso foi comprovado no caso de Nikita.

De acordo com a resolução, inclusive, a demissão da Haas é um fato que agora ajudou o piloto a se livrar das restrições. Isso porque, quando deixou de ter a vaga na F1 apoiada pela companhia do pai, passou a não ter mais qualquer ligação com a Uralkali. Assim, em março de 2022, já não mais se beneficiava da companhia e suas ligações com o governo.

Dmitry Mazepin num dos encontros com Vladimir Putin, com quem tem relação próxima, antes do conflito (Foto: Reprodução/Kremlin)

“A Corte Geral conclui que o Conselho não alcançou a necessidade de provar e estabelecer uma ligação. A associação entre Nikita Mazepin e o pai [e o governo Putin] não foi estabelecida de forma alguma, tanto da parte econômica quanto da perspectiva de capital ou existência de interesses em comum que os ligasse no momento em que os atos investigados foram tomados”, afirmou a resolução.

“Com relação ao suposto patrocínio de Nikita Mazepin por parte do pai, a Corte Geral conclui, entre outras coisas, que, em março de 2022, Nikita Mazepin já não guiava pela equipe Haas na F1. Os atos averiguados, portanto, são baseados apenas em conexões familiares, algo que não é suficiente para manter o nome na lista de pessoas submetidas a medidas restritivas”, finalizou.

O movimento também é um passo para se livrar das sanções impostas a Mazepin pelo Reino Unido. Na última tentativa que fez de acabar com as restrições, em junho de 2023, recebeu uma negativa da Alta Corte de Londres.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2024: VERSTAPPEN NA MERCEDES, NEWEY NA FERRARI E HORNER PROMOVIDO | TTGP #128
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.