Norris perde cinco posições no grid após troca da caixa de câmbio por acidente em Spa

Não teve jeito: a McLaren vai precisar trocar a caixa de câmbio do carro de Lando Norris. A mudança é necessária devido aos danos em decorrência do acidente durante o início do Q3 da classificação na Bélgica. O inglês larga da 14ª colocação

O acidente de Lando Norris na classificação do GP da Bélgica de F1 (Vídeo: F1)

O violento acidente sofrido por Lando Norris ainda no início do Q3 da classificação do GP da Bélgica deste sábado (28) vai gerar uma punição ao jovem inglês. Isso porque a caixa de câmbio do McLaren #4 foi danificada em decorrência da forte batida na subida da Eau Rouge e uma mudança será necessária. Dessa forma, Norris perde cinco posições no grid e larga do 14º posto neste domingo, em Spa-Francorchamps, a 12ª etapa da temporada 2021.

A McLaren ainda vai promover uma segunda análise no carro para verificar o motor. Isso deve acontecer na manhã de domingo. Se for preciso uma alteração da unidade de potência, o britânico deve competir com a versão usada na Hungria, sem qualquer punição. Ainda, não há problemas com o chassi, apesar da força do impacto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O carro da McLaren ficou destruído (Foto: Reprodução)

Depois de liderar as duas primeiras fases da sessão que definiu as posições de largada, Norris foi um dos primeiros a deixar os pits para a tentativa inicial da briga pela pole. Só que a pista ainda estava muito encharcada, tanto que Sebastian Vettel, que vinha logo atrás, pedia a interrupção do treino. Foi aí que Lando escapou ao entrar na Eau Rouge e bateu muito forte nas barreiras de proteção. Só então foi que a direção de prova acionou a bandeira vermelha.

Preocupado com as condições do colega de trabalho, Vettel parou o carro ao lado da McLaren destruída e só seguiu em frente quando teve certeza que Lando estava bem. Ao tranquilizar a McLaren sobre suas condições, Norris lamentou o acidente. “Perdão, caras. Decepcionei vocês. Foi mal”.

Norris foi resgatado pela equipe médica da F1 e encaminhado para um hospital próximo, onde passou por exames, mas já foi liberado para correr amanhã. O britânico, que era um grande candidato à pole-position em Spa-Francorchamps, largaria do nono lugar, mas vai perder essas posições.

O GP da Bélgica está marcado para 10h (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão AO VIVO e em TEMPO REAL no GRANDE PRÊMIO. Uma hora antes, o Briefing, programa ao vivo na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, traz o pré-corrida com as últimas informações direto de Spa-Francorchamps.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.