Novo chefe revela estrutura inadequada da Williams na F1: “Estão 20 anos atrasados”

Novo chefe da Williams, James Vowles planeja fazer grandes mudanças, já que considera que a estrutura da equipe está ultrapassada. O dirigente, no entanto, assumiu que ficou impressionado com o que a equipe conseguiu fazer com aquilo que tem em mãos

Novo chefe da Williams, James Vowles avisou que pretende fazer grandes mudanças dentro da equipe. O dirigente se mostrou impressionado com a estrutura atual e revelou que alguns elementos da área de produção estão “20 anos ultrapassados”.

Ex-Mercedes, Vowles trabalha na Williams há poucos meses e foi contratado com a missão de devolver a escuderia britânica aos dias de gloria na F1. De acordo com o dirigente, os funcionários estão ansiosos por mudanças.

James Vowles (à direita) ainda está em fase de reestruturar a equipe (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Primeiro e antes de mais nada, todos foram muito receptivos desde o primeiro dia”, disse Vowles ao site RaceFans. “O medo que você tem nesse tipo de ambiente é sempre se a equipe vai ou não te acolher de braços abertos, ou se vai ou não temer mudanças, ou, pior ainda, se vai te rejeitar como mudança. E eu diria que está muito no campo de um equipe quer está pronta para evolução, pronta para transformação. Sabem que não podemos continuar como estamos”, seguiu.

Vowles assumiu o comando da equipe após a saída de Jost Capito, que passou dois anos à frente da Williams, substituindo Simon Roberts, o primeiro nomeado pela Dorilton Capital após a compra da equipe da família Williams. De acordo com James, foram “múltiplas mudanças de direção” neste período.

“Tudo pelo que passamos até aqui em termos do que queremos atingir, não neste ano, mas ao longo dos próximos anos, significa rever tudo de cima a baixo, cavar, quebrar, fazer mudanças estruturais”, apontou. “Ao longo das últimas duas ou três semanas, começamos a colocar em prática um bom conjunto de elementos na equipe de gestão. E tem mais para acontecer. Mais algumas contratações serão tornadas públicas nos próximos meses e, a partir disso, vocês vão começar a ver como será a estrutura que eu tenho em mente”, declarou.

“É isso que está faltando no momento. Não tem uma estrutura adequada para funcionar e operar numa base diária e também desenvolver e seguir adiante. E isso vai aparecer”, garantiu.

O novo dirigente assegurou que tem “muito claro na minha cabeça” qual será a estrutura técnica da equipe “e vamos agir muito em breve em relação a isso”.

Vowles assumiu, contudo, que as instalações de design e produção da Williams estão ultrapassadas e precisam de mudanças.

“É incrível o que esta organização conseguiu. Tem um carro aqui, 17 mil componentes são reunidos sem nenhum sistema digitalizado. Eu nem achava isso possível na Fórmula 1 moderna”, disparou. “Não é só a questão técnica que precisa mudar. Não é só o design, só o túnel de vento, só a aerodinâmica. É tudo”, frisou.

“Alguns dos elementos de produção estão 20 anos ultrapassados em termos de métodos e filosofias. ‘Um pouco de tudo’ acho que é a maneira certa de dizer”, observou. “O que impulsiona tudo é, em última análise, o desempenho, e é por isso que o foco tem de ser nisso. Mas toda vez que você força alguma coisa, você encontra outra limitação, outro impasse e é isso que você tem de resolver. E, no momento, você não descobre isso até enfatizar a organização, que é o que estamos fazendo em vários aspectos”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GP também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.