Piastri garante carro da McLaren “dentro do regulamento”: “Passou nos testes”
Oscar Piastri disse que só ficou sabendo sobre a flexibilidade da asa traseira do MCL38 após as reclamações das rivais. O australiano ainda afirmou que a McLaren vem buscando trabalhar no limite do regulamento, mas de maneira legal
No último domingo, após o GP do Azerbaijão, a McLaren voltou a entrar na mira de algumas rivais que alegam que o time papaia está indo além dos limites estabelecidos pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e utilizando uma asa traseira irregular. Oscar Piastri, por sua vez, negou que esse seja o caso e apontou para os inúmeros testes pelos quais o MCL38 foi submetido.
Tudo começou há algumas semanas, antes mesmo do GP da Bélgica, quando Red Bull e Ferrari solicitaram ao órgão dirigente do esporte a motor que fiscalizasse as asas dianteiras do time papaia e também da Mercedes, sob suspeita de que as mesmas estavam flexionando de maneira excessiva. A entidade, por sua vez, não demorou muito e rapidamente garantiu a legalidade dos componentes do MCL38 e do W15.
Porém, Baku trouxe uma nova polêmica. Através das câmeras que ficam posicionadas nos carros, foi possível perceber que a asa traseira da McLaren sofre uma distorção quando recebe uma certa quantidade de carga, principalmente durante as retas, e, assim, cria um ‘mini-DRS’, o que pode causar uma redução do arrasto e, consequentemente, aumentar a velocidade. Depois de novas reclamações, a FIA prometeu “monitorar mais de perto” a situação.
Presente no paddock do circuito de rua de Marina Bay, onde a F1 realiza o GP de Singapura neste fim de semana, Piastri minimizou as lamúrias dos rivais e garantiu que o bólido papaia está dentro das normas estabelecidas pela entidade que gere o esporte a motor. “[O carro] está dentro do regulamento”, disse o australiano em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365.
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“Desde que passe em todos os testes — e passamos por muitos testes, ele foi aprovado, então certamente essa não é a solução mágica para sermos competitivos”, acrescentou. “É legal, passou em todos os testes, então estou muito feliz com isso”, reiterou Piastri.
O companheiro de Lando Norris afirmou, inclusive, que só ficou sabendo da flexibilidade da asa traseira do MCL38 depois que a polêmica surgiu, apenas há alguns dias. Oscar também deixou claro que todas as equipes buscam consistentemente chegar ao limite do regulamento, mas sem infringir as regras, e é isso que a McLaren tem feito nos últimos meses.
“Para ser sincero, a primeira vez que percebi [a asa traseira flexionando] foi na mesma hora que todo mundo, na semana passada, e não é uma área cinzenta. O carro é testado toda semana, está dentro das regras e diversos testes são feitos para as asas traseiras. Então, sinceramente, não sabia que isso acontecia até três dias atrás”, apontou.
“Obviamente, no esporte as pessoas tentam encontrar todo o desempenho possível sem quebrar as regras, e é isso que estamos fazendo. É o que precisa ser feito para conseguir um carro e uma equipe que sejam capazes de vencer campeonatos”, finalizou Piastri.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (20), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.
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