Pérez alerta que rendimento da Force India “não será sempre” como em “pista especial” de Spa

Sérgio Pérez e Esteban Ocon estavam felizes com o dia que tiveram com a nova Force India. O mexicano terminou no quinto posto e destacou o tipo de relação especial que a equipe tem com a pista belga, mas fez a ressalva de que nem sempre será assim em 2018. Ocon, por outro lado, lembrou do metro de distância que separou seu carro da liderança na largada

A primeira corrida da nova era da Force India foi um enorme sucesso. No GP da Bélgica deste domingo (26), Sergio Pérez e Esteban Ocon chegaram a disputar a liderança na largada e terminar na quinta e na sexta colocação – já passando a Williams no Mundial de Construtores. Os dois elogiaram o desempenho, e Pérez fez a ressalva de que a equipe se entende bem com o traçado de Spa.

 
Na avaliação da corrida, o mexicano repassou o começo da prova, quando atacou Sebastian Vettel e Lewis Hamilton atrás do companheiro Ocon. Quando o francês deu espaço, mergulhou e tomou o que era então a terceira colocação.
 
"Aqui [em Spa] a largada é uns 30% do seu resultado. Você tem que se posicionar bem na curva cinco. Vínhamos no vácuo de Esteban, mas quando ele tentou atacar por dentro acabou fechando a porta, e eu tive que soltar um pouco o pé. Logo fiz uma boa manobra, o ritmo era impressionante. Mostramos que o ritmo era superior, e estou feliz com o resultado", disse.
 
Conforme a corrida foi se desenrolando, Max Verstappen e Valtteri Bottas ultrapassaram os dois, algo que Pérez levou como normal e admitiu que nem fez muita força para contar os carros de Red Bull e Mercedes.
 
"Tive que escolher minhas batalhas. No final das contas, Valtteri Bottas tinha um ritmo forte demais para eu segurá-lo. Fiquei engasgado com ontem, quando acho que podia lutar pela pole, mas no fim foram pontos importantes para a equipe", seguiu.
Sergio Pérez (Foto: Racing Point Force India)

Um excelente começo para a Racing Point Force India, pois. Mas Pérez alertou para o fato de o rendimento não será como esse em todas as corridas no resto do ano.

 
"Foi um resultado incrível, estaríamos muito próximos da Renault [se os pontos anteriores fossem mantidos]. O importante é que sigamos melhorando e evoluindo para as próximas corridas", afirmou. "Acho que em Monza, pouco a pouco, veremos algumas mudanças. Mas leva tempo na F1. Essa pista é especial para a gente, mas não quer dizer que será desse jeito sempre", afirmou.
 
Já Ocon, lembrou o ataque que fez na largada. Saindo do terceiro lugar, passou de fato muito perto de assumir a liderança da corrida. "Um metro", segundo ele.
Esteban Ocon (Foto: Racing Point Force India)

"Larguei bem, fui por dentro na curva um, perto de Seb [Vettel]. Ele tracionou melhor, talvez eu tenha ficado confiante demais ali. Se eu tivesse assumido a liderança, não sei. Nunca saberemos. Mas eu tive um momento muito bom. Faltou um metro, provavelmente. Vou revisar depois e ver o que podia ser feito diferente, mas foi corrida boa e justa. Foi divertido. Depois, freei cedo demais para evitar problemas, e Sergio mergulhou perfeitamente", disse.

 
"Você vê os dois se aproximando e pensa que talvez tenha uma chance, mas, sendo realista, você leva em conta qual a sua corrida. Não importa muito o que eles façam, mas você precisa se aproximar deles", encerrou. 
 
A F1 segue com o GP da Itália do próximo fim de semana.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.