Gasly exalta Briatore e admite surpresa com evolução da Alpine: “Nunca vi algo assim”

Além de Flavio Briatore, Pierre Gasly também elogiou o trabalho de Oliver Oakes e disse que as mudanças internas na Alpine estão fazendo a equipe avançar na direção certa. Mas deixou claro que ainda há "um longo caminho pela frente"

Pierre Gasly está realmente encantado com a maneira como a Alpine conseguiu dar a volta por cima na temporada 2024 da Fórmula 1 depois de um início de campeonato dramático. Ao elogiar as chegadas de Flavio Briatore, conselheiro-executivo, e Oliver Oakes, chefe do time, a partir da metade do ano, o francês afirmou que a escuderia parece finalmente avançar “no caminho certo”.

A equipe de Enstone terminou o Mundial de Construtores do ano passado na sexta posição, com 65 pontos. No entanto, deste total, 51 foram marcados a partir do GP de São Paulo, 21ª etapa do calendário, quando Gasly e Esteban Ocon souberam tirar proveito das condições adversas do clima em Interlagos para conquistar um pódio duplo. Mas não foi só isso: os 16 tentos somados nas duas últimas rodadas, no Catar e em Las Vegas, superaram o montante alcançado entre o Bahrein, prova de abertura, e o México, 20ª corrida.

A melhora na pista é um reflexo das mudanças que aconteceram na Alpine ao longo de todo o certame. Em maio, após as saídas de Matt Harman e Dirk de Beer, David Sánchez chegou para assumir o posto de diretor-técnico executivo, sendo este um importante passo no processo de reestruturação. No mês seguinte, Briatore retornou após 15 anos para ser o consultor do time e, no fim de julho, foi o responsável pela contratação de Oakes, que substituiu Bruno Famin no cargo de chefia.

Com tantas coisas acontecendo, Gasly admitiu que é difícil esperar qualquer estabilidade, mas deixou claro que ficou contente com tudo o que viu nos últimos meses. “Definitivamente não me importo em ter um pouco de estabilidade, porque desde que cheguei tem sido um pouco instável e turbulento”, disse em entrevista ao site Motorsport Week.

Pierre Gasly participou de testes com a Alpine em Jerez para temporada 2025 (Foto: Pirelli)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

“Estou muito contente desde que ‘Oli’ e ‘Flav’ se juntaram à equipe. Dá para ver claramente que a mentalidade e o espírito do time estão indo na direção certa. Acho que os processos em todos os departamentos estão sendo realmente desafiados e entregando o melhor que podem, e é isso que estamos fazendo”, continuou. Na sequência, falou sobre 2024 e como ficou surpreso ao ver tamanha evolução no desempenho do carro.

“Acho que, como equipe, mostramos no ano passado que começamos extremamente mal, olhando para o desempenho nas primeiras corridas. Mas ainda conseguimos virar a situação de uma forma muito impressionante. Desde minha primeira temporada na F1, nunca vi uma evolução tão grande ao longo do ano todo”, declarou.

“Isso definitivamente mostra que estamos fazendo progressos. Ainda há um longo caminho pela frente, mas Flavio é um competidor. Ele está na F1 para vencer. Eu estou na F1 para vencer. ‘Oli’ está na F1 para levar a equipe ao topo e também para vencer. Vai levar o tempo que precisarmos, mas definitivamente, como equipe, vejo muita positividade e sei que estamos indo no caminho certo”, concluiu Gasly.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.