Gasly reclama de inconsistência da FIA após Stroll escapar de punição na Inglaterra

Pierre Gasly criticou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por não ter punido Lance Stroll após o titular da Aston Martin ultrapassá-lo por fora da pista em Silverstone

Pierre Gasly criticou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por não te punido Lance Stroll durante o GP da Inglaterra de domingo (9). O francês considerou que ficou claro que ele foi ultrapassado pelo rival da Aston Martin por fora da pista.

Stroll conseguiu passar Gasly na curva Stowe pela 11ª colocação, mas fora da pista. Mais tarde, os dois voltaram a se encontrar, desta vez na Club. O choque entre eles resultou em danos à suspensão de Pierre, que teve de abandonar, enquanto Lance foi punido com 5s por causar uma colisão.

Pierre Gasly reclamou de falta de consistência da FIA (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Questionado sobre o que aconteceu durante a disputa, Gasly respondeu: “Para mim, foi bem claro e sempre esteve no regulamento que você não pode sair da pista e ganhar vantagem”.

“Em tudo que vi, ele tinha quatro rodas fora da pista me passando, e isso é ganhar vantagem. Perdi 15s no último fim de semana por causa dos limites de pista, agora eu perco uma posição, [pois] alguém saiu da pista e nada aconteceu”, reclamou. “Na Fórmula 2, Victor Martins estava na liderança e recebeu uma punição de 5s por exatamente a mesma coisa, então é apenas extremamente confuso com o que acontece no momento”, comparou.

“E, sabe, isso muda o que acontece depois… Voltei atrás dele, conseguiu passá-lo por for a na curva 7, depois passei Carlos [Sainz] lá, [ele] nos passou de volta”, recordou. “Aí o Lance nos tira da corrida na última chicane. Então é extremamente desapontador, pois a primeira parte da corrida estava indo bem”, avaliou.

Gasly avaliou que sofria apenas com falta de velocidade em linha reta, mas teve os esforços na corrida prejudicados por Stroll, com a conivência da FIA.

“Estávamos buscando Fernando [Alonso], havia uma boa velocidade. Só me faltava velocidade em linha reta para tentar alguma coisa e fazer alguma manobra em cima dele, mas, sabe, era bom estar no pelotão. Mas aí todos os nossos esforços foram arruinados pelo que aconteceu depois. Então é decepcionante”, desabafou. “Bom, se você sai da pista, você tem de devolver a posição. Simples assim. Se você tenta e vê que saiu da pista, devolva a posição. É isso que nos disseram na FIA. Paguei o preço em situações diferentes. Só não é justo não ter essa consistência. Agora, na próxima corrida, vou supor que sair da linha, da pista, e ultrapassar alguém é permitido. E aí, de repente, você acaba com uma punição de 5s. Então simplesmente não posso entender. E… não parece justo”, insistiu.

Gasly considerou que lances como este têm de ser claros, com punições aplicadas de imediato quando alguém sai da pista.

“É preto no branco. Limites de pista, preto no branco: ou você está dentro ou fora da pista. Fora da pista ganhando vantagem, é uma punição de 5s ou devolver a posição”, frisou. “Isso está sempre acontecendo. E aconteceu com Victor nesta manhã. Eu só não entendo”, reforçou.

Ainda que assuma que poderia “potencialmente” deixar mais espaço para Stroll do lado de fora, Gasly insiste que deixou espaço o suficiente para que o piloto da Aston Martin deixasse ao menos uma roda na pista. O francês prometeu procurar a FIA para ter um entendimento melhor, pois isso precisa ser “claro como cristal”.

“Estamos correndo a 350 km/h, em um momento no qual… sabe, situações diferentes. Semana passada, fomos punidos por coisas em que sentimos que não tivemos o aviso devido. E esta situação para mim, assim que o vi saindo da pista, achei que ele devolveria a posição. E passei três voltas atrás, perdendo tempo, onde eu não deveria estar. Então, sim, só pedindo consistência. Se isso é permitido, ok. Mas tem de ser permitido para todo mundo”, encerrou.

Fórmula 1 retorna em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de julho, com o GP da Hungria, em Hungaroring, 11ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.