Pirelli fala em compostos "muito diferentes" em 2013 e alerta para alto nível de desgaste nesta temporada

A Pirelli minimizou os problemas causados pelos pneus na semana passada, mas disse que a degradação dos compostos de 2013 será bem maior do que a vista no ano passado, porque os pneus "são muito diferentes"

Depois de duas baterias de testes da pré-temporada, a Pirelli espera um maior desgaste dos pneus para 2013. O diretor de competições da fabricante italiana, Paul Hembery, ainda afirmou que isso deve acontecer porque os compostos "são muito diferentes" dos usados no ano passado. Durante os treinos na Espanha, a degradação excessiva dos pneus foi o principal assunto entre os pilotos e motivo de grande preocupação.

Às vésperas do início da última sessão de atividades antes da primeira etapa do campeonato ― as equipes retomam partir desta quinta-feira (28) os trabalhos preparatórios para a temporada que começa na Austrália em 17 de março ―, o dirigente também alertou que os quatro dias de testes em Barcelona serão essenciais para as equipes entenderem o comportamento dos compostos. "Estes pneus são muito diferentes dos antecessores, tanto em termos de composição quanto de construção, o que torna o trabalho que será realizado ao longo dos próximos dias ainda mais essencial", disse.

As equipes testam em Barcelona os novos compostos da Pirelli (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

"Nesta fase dos testes, é sempre difícil para as equipes e pilotos saberem o que esperar para a primeira corrida, mas a experiência dos últimos dois anos mostra que a redução na degradação dos pneus ao longo da temporada é cerca da metade daquela vista durante os testes de inverno", explicou. "Este ano, nós achamos que o desgaste será maior que em 2012", completou.

Hembery, que afirmou antes que o nível elevado de desgaste acompanhado na semana passado foi causado pelas condições climáticas atípicas em Montmeló, disse agora que espera melhores condições do tempo nesta semana, para o teste final das equipes ocorra dentro de certa normalidade. "O último teste em Barcelona foi afetado pelo mau tempo, o que significa que a degradação foi maior que a habitual. Espero que, desta vez, possamos encontrar condições melhores para que as equipes consigam coletar dados mais relevantes", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.