Presidente da FIA relata resistência do grid atual, mas reforça trabalho e desejo de ver 12 equipes na F1

Com 20 carros no grid desde 2017, Jean Todt quer mais duas equipes na Fórmula 1 e Liberty Media apoia. Porém, discordâncias das escuderias atuais por motivos financeiros impedem avanço da ideia

GUIA 2019

Presidente da FIA, Jean Todt quer ver mais dois times no grid da Fórmula 1. Entretanto, o assunto é um dos motivos de discordância das equipes para a assinatura do Pacto de Concórdia, que vai passar a valer a partir de 2021 e deve trazer grandes mudanças para a categoria.

Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports, o dirigente francês comentou sobre as dificuldades para convencer as equipes. A principal delas é a diminuição dos valores distribuídos para as escuderias e, por isso, outras abordagens sobre o assunto serão inseridas. O grid da F1 tem dez times desde a temporada 2017, quando a Manor decretou falência e se retirou da categoria.

"É sempre um longo debate. No momento, temos dez times estáveis. Como vocês sabem, estamos falando com os detentores dos direitos [o grupo Liberty Media] e com as equipes sobre o Pacto da Concórdia de 2020, e estamos considerando várias coisas", comentou  Jean, no cargo de presidente desde 2009. "Pra mim, é claro que seria melhor ter 12 times. Se você falar sobre com os chefes de equipe, eles não aprovam porque mudaria a distribuição financeira. Será diferente com eles, mas faz parte da discussão", afirmou.
Jean Todt trabalha para trazer mais duas equipes ao grid da F1 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Apesar da resistência das equipes atuais, Todt tem um importante aliado para reforçar o seu desejo: o grupo Liberty Media, que quer um grid com equipes fortes e competitivas para conseguir melhorar o show.

 
"No fim, o mais importante não é o número de equipes, mas qualidade delas e do show. É algo que concordo integralmente com a F1, com o Chase Carey [presidente do Liberty Media] e com a equipe dele. Estamos trabalhando juntos nisso", concluiu

A temporada 2019 da Fórmula 1 começa no próximo dia 17, com o GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.