Presidente da FIA é acusado de tentar barrar aprovação de circuito de Las Vegas de F1

A emissora britânica BBC divulgou nesta terça-feira (5) mais uma acusação envolvendo Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA: tentar impedir a aprovação do circuito de ruas de Las Vegas de Fórmula 1

Sob investigação por suposta tentativa de manipulação de resultado no GP da Arábia Saudita do ano passado, Mohammed Ben Sulayem é alvo de mais uma acusação: de acordo com reportagem da emissora britânica BBC, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tentou barrar a aprovação do circuito de rua de Las Vegas, que recebeu a Fórmula 1 no ano passado.

De acordo com a publicação desta terça-feira, a acusação foi feita pelo mesmo denunciante que levou o caso envolvendo Ben Sulayem e a corrida em Jedá à federação. O mandatário teria dito aos oficiais da prova realizada em 2023 para anularem uma punição imposta a Fernando Alonso.

Agora, a alegação é de que o presidente da FIA solicitou ao denunciante que encontrasse uma maneira de a pista de rua de Las Vegas não passar pela inspeção de segurança. Tal afirmação consta no relatório do departamento de compliance da entidade ao comitê de ética, documento ao qual a BBC teve acesso.

Segundo o relatório, o denunciante foi contatado por um empresário que, “a pedido do presidente da FIA, o instruiu a encontrar algumas preocupações para impedir a FIA de certificar o circuito antes do fim de semana da corrida” realizada em 19 de novembro.

Max Verstappen em Las Vegas: evento deu o que falar em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

O texto segue dizendo que “o objetivo era encontrar falhas na pista para reter a licença” e acrescenta: “Solicitado a ser mais específico, [o denunciante] disse que os problemas do circuito deveriam ser identificados artificialmente, independentemente da existência real, com o intuito final de reter a licença.”

Ainda de acordo com o relatório de compliance ao qual teve acesso à emissora britânica, o denunciante afirma que encarregou um funcionário para tal tarefa e designou outros dois, também presentes na sala no momento. O documento completa que os fiscais “não conseguiram encontrar qualquer questão com o circuito e, portanto, certificaram a pista apta para a corrida”.

Um porta-voz da FIA se manifestou sobre o caso e afirmou que, “do ponto de vista esportivo e de segurança, a aprovação do circuito de Las Vegas seguiu o protocolo da FIA em termos de inspeção e certificação. Se vocês se lembram, houve atraso na disponibilização da pista para inspeção por conta das obras em andamento do promotor local.”

O GP de Las Vegas causou muita controvérsia. A cidade voltou ao calendário da F1 em 2023 após uma passagem não tão bem sucedida na década de 1980, com a realização de apenas dois GPs. O retorno foi cercado de expectativas, sobretudo pela ambição da F1 em conquistar cada vez mais o lucrativo mercado americano, que já conta com dois eventos no calendário da categoria: Miami e Austin.

A preparação para transformar a famosa Strip e demais ruas da ‘Cidade do Pecado’ num circuito capaz de receber os carros mais velozes do mundo durou meses, só que enquanto a F1 trabalhava para tirar o sonho do papel, os moradores não economizaram nas críticas por conta das mudanças no trânsito, além de bloqueios aos acessos dos principais pontos turísticos, como as fontes de Bellagio.

O CEO do Liberty Media, Greg Maffei, chegou a pedir desculpas publicamente à população sob a promessa de que a F1 traria muitos benefícios para os locais. O que ninguém esperava, porém, era que a primeira atividade de pista duraria menos de dez minutos por conta de uma tampa de bueiro que se soltou e fez estragos no carro de Carlos Sainz.

Tampa de bueiro se soltou da pista em Las Vegas e obrigou cancelamento do TL1 (Foto: Reprodução/F1)

O incidente causou um atraso de mais de 2h no TL2, o suficiente para que os torcedores que aguardavam pacientemente para ver os carros em ação fossem retirados das arquibancadas para facilitar a logística antes da reabertura das vias para o trânsito. De bom mesmo, a única coisa que realmente interessava: a corrida acabou se mostrando uma grata surpresa pelas disputas de pista, sendo uma das melhores do ano.

A revelação de mais uma investigação em torno de Ben Sulayem potencializa a queda de braço entre Liberty Media, grupo detentor dos direitos comerciais da F1, e FIA que ganhou bastante corpo nos últimos anos.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua nesta semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9) de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

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