FIA investiga presidente Ben Sulayem por tentativa de manipulação em corrida da F1

Departamento de compliance da FIA investiga Mohammed Ben Sulayem por tentativa de reverter punição de Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita de 2023

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem está sob investigação da Federação por tentativa de manipulação em resultado de uma corrida da Fórmula 1. A informação foi divulgada pela emissora inglesa BBC, nesta segunda-feira (4).

O incidente teria acontecido no GP da Arábia Saudita de 2023. Na ocasião, Ben Sulayem teria tentado reverter uma punição de cinco segundos dada ao espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin. O piloto foi punido em 5 segundos por alinhar o carro fora do colchete na largada. Ao pagar a punição durante um pit-stop, recebeu uma nova sanção, agora de 10 segundos, pelo entendimento de que a equipe tocou no carro para reparos antes do tempo total da punição anterior ser cumprido.

Na penúltima volta, Alonso ainda foi avisado de que teria de abrir mais de 5s para George Russell para garantir o pódio, porém a nova punição renderia 10s a mais no tempo final. E foi o que aconteceu. Alonso caiu para quarto, enquanto Russell herdou o terceiro lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso larga com sua Aston Martin em Jedá (Foto: AFP)

Nem o veterano, muito menos a Aston Martin ficaram satisfeitos com a decisão da FIA, e a equipe entrou com um pedido de revisão, enviando à entidade outros sete vídeos provando que a mesma situação já havia acontecido, porém sem ser considerada infração. Com isso, 3h após o final da corrida, o órgão regulador emitiu documento definitivo revogando a segunda punição dada a Alonso.

Segundo a BBC, o caso está no comitê de ética e no departamento de compliance da FIA. Segundo a acusação, Sulayem ligou para o xeique Abdullah bin Hamad bin Isa Al Khalifa, atual vice-presidente esportivo da FIA na região do Oriente Médio e Norte da África, deixando claro que a punição de Alonso deveria ser revogada.

O relatório assinado por Paolo Basarri, membro do departamento de compliance da FIA, diz que o denunciante relatou que Ben Sulayem “esperava que os comissários mudassem a decisão” de punir Fernando. O comitê de ética deve levar entre 4 a 6 semanas para divulgar o relatório sobre o caso.

Uma relação curiosa sobre o possível benefício a Fernando Alonso é com a Aramco. A petrolífera saudita é a principal patrocinadora da Aston Martin, além de ser uma das principais parceiras comerciais da Fórmula 1. Com o pódio de Alonso em Jedá, viu um piloto “de casa” no top-3.

Curiosamente, o próximo compromisso da F1 é justamente na Arábia Saudita, entre os dias 7 e 9 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.