Presidente da FIA diz que Verstappen “ficou feliz” com serviço social em Ruanda

De acordo com Mohammed Ben Sulayem, Max Verstappen entendeu o tamanho da responsabilidade que ele, como tetracampeão mundial de Fórmula 1, tem com as futuras gerações

Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem contou em detalhes como foi o momento em que conversou com Max Verstappen sobre qual seria o trabalho que o piloto teria de realizar após ter dito uma palavra indesejável durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura. O mandatário afirmou que o tetracampeão ficou “feliz e satisfeito” quando ouviu a notícia.

O problema com os palavrões na categoria teve início após o próprio dirigente da entidade máxima do esporte a motor pedir publicamente aos pilotos para serem mais comedidos nos rádios, uma vez que “não são rappers” — uma declaração, inclusive, que deixou Lewis Hamilton revoltado.

Verstappen, então, usou o termo “fodido” para se referir ao RB20 em resposta a uma pergunta feita durante as entrevistas e cutucou a FIA em seguida. “Desculpe-me pela linguagem, mas vamos lá. Somos o quê? Temos cinco, seis anos?”, disparou. Só que a atitude não passou despercebida, e a federação puniu o #1 com “realização de trabalhos de interesse público”.

Na última segunda-feira (9), logo após o GP de Abu Dhabi, o órgão dirigente divulgou um comunicado informando que o piloto da Red Bull realizaria “um trabalho com competidores juniores como parte do programa de desenvolvimento de base organizado pelo Automóvel Clube de Ruanda (RAC) enquanto estivesse no país para acompanhar a Cerimônia de Premiação da FIA.

Mohammed Ben Sulayem deu detalhes da conversa que teve com Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026

Ben Sulayem, no entanto, garantiu que Max ficou muito feliz quando soube qual seria o serviço comunitário que teria de executar. Em entrevista à emissora RwandaTV, o emiradense contou a história desde o início e deu detalhes sobre a conversa que teve com o tetracampeão.

“É uma história engraçada. Dissemos que precisávamos de uma linguagem verbal limpa o tempo todo. Claro, ele é muito jovem e disse uma palavra, então foi punido com serviço comunitário”, começou. “Então eu o conheci no Catar e disse: ‘Max, não se preocupe. O que você vai fazer é encorajar e inspirar jovens garotas e garotos que querem entrar no automobilismo'”, continuou.

“Ele estava tão feliz”, revelou Sulayem. “Eu fui campeão na minha área, no Oriente Médio, por 20 anos, mas as pessoas que também me ajudaram foram os fãs. E eles não vêm só de longe, pela internet ou pelas redes sociais — o fã gosta quando você convive com eles, quando se senta com eles, quando os sente. É uma grande parte do dever que um campeão, um embaixador tem de retribuir à sociedade. E o que é melhor, quando falamos de diversidade, do que ele estar aqui?”, questionou.

Mohammed Ben Sulayem e Max Verstappen em premiação da FIA em 2023 (Foto: FIA)

“Ele estava tão feliz, tão satisfeito. Ele estava tão feliz que quando estiver aqui, ele se sentará com as crianças, meninas e meninos, para inspirá-los”, concluiu o presidente da FIA.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.