Presidente da FIA fala em dar “mais atenção” à África: “Retorno da F1 seria importante”

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse que um retorno da Fórmula 1 à África do Sul seria importante para a região, mas também considera incluir o país na rota de uma competição de carros elétricos

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, afirmou que a África é uma praça que precisa receber “mais atenção”, sobretudo após os esforços recentes de introduzir Kyalami de volta ao calendário da Fórmula 1. O mandatário entende, aliás, que o retorno da categoria ao continente africano seria “importante” para a região e revelou que também considera um campeonato com carros elétricos por lá.

As conversas entre Fórmula 1 e GP da África do Sul começaram com o então promotor Warren Sheckter, sobrinho do ex-F1 Jody Sheckter, mas caíram devido a um desacordo financeiro. A partir daí, o grupo de investimentos 777 — mais conhecido por suas participações no futebol — assumiu as conversas por meio de Adam Brown, também promotor das 9 Horas de Kyalami.

A postura neutra do país em relação ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, porém, desagradou a categoria, segundo informou na ocasião o site neerlandês RacingNews365.com. As negociações frustradas acabaram garantindo, de certa forma, a permanência do GP da Bélgica, seriamente ameaçado de não renovar permanência na competição já a partir deste ano.

Um retorno da África do Sul, todavia, não foi ainda descartado, e Sulayem reconheceu que o passado comprova que o continente tem potencial para receber com sucesso a F1.

Última vez que a F1 correu na África foi em 1993 (Foto: Reprodução)

“Temos contatos muito bons na África, devia ser dado mais atenção a ela”, disse Sulayem à imprensa. “Temos um bom vice-presidente na África, estamos fortalecendo os clubes [de automobilismo] por lá. A África do Sul tem muita história no automobilismo”, acrescentou.

“Desde o ano passado, tem-se falado muito sobre o retorno da Fórmula 1 a Kyalami. Seria algo importante para a África. Também estamos pensando num campeonato elétrico, e gostaria de ver a África envolvida. Isso também seria bom”, concluiu o presidente da FIA.

A última vez que a F1 correu na África foi em 1993, prova vencida por Alain Prost, com Ayrton Senna em segundo. Ao todo, foram 23 GPs realizados em solo africano até o momento, mas a volta da corrida tem o apoio de nomes proeminentes da F1 atual, como o heptacampeão Lewis Hamilton e o tricampeão Max Verstappen.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.