Promotor do GP de Miami diz que “drama” em Las Vegas “ajudou a cultivar fã de F1” nos EUA

Tyler Epp, promotor do GP de Miami, disse que o público ama "competição e drama", e o GP de Las Vegas trouxe os dois, por isso tem certeza de que a corrida foi um sucesso

Se os moradores de Las Vegas até hoje criticam a passagem da Fórmula 1 pela famosa cidade americana, os promotores das demais corridas realizadas nos Estados Unidos acreditam que todo o “drama” em torno do GP foi benéfico para um dos principais objetivos do Liberty Media, que cuida da parte comercial da categoria: fidelizar o público. O chefe responsável pela etapa de Miami, Tyler Epp, ainda classificou todo o resultado visto na madrugada de sábado para domingo como “uma conquista hercúlea”.

Las Vegas voltou ao calendário da F1 em 2023 após uma passagem não tão bem sucedida na década de 1980, com a realização de apenas dois GPs. O retorno foi cercado de expectativas, sobretudo pela ambição da F1 em conquistar cada vez mais o lucrativo mercado americano, que já conta com dois eventos no calendário da categoria: Miami e Austin.

A preparação para transformar a famosa Strip e demais ruas da ‘Cidade do Pecado’ num circuito capaz de receber os carros mais velozes do mundo durou meses, só que enquanto a F1 trabalhava para tirar o sonho do papel, os moradores não economizaram nas críticas por conta das mudanças no trânsito, além de bloqueios aos acessos dos principais pontos turísticos, como as fontes de Bellagio.

O CEO do Liberty Media, Greg Maffei, chegou a pedir desculpas publicamente à população sob a promessa de que a F1 traria muitos benefícios para os locais. O que ninguém esperava, porém, era que a primeira atividade de pista duraria menos de dez minutos por conta de uma tampa de bueiro que se soltou e fez estragos no carro de Carlos Sainz.

A corrida em Las Vegas compensou um pouco o desastre da sexta-feira (Foto: AFP)

O incidente causou um atraso de mais de 2h no TL2, o suficiente para que os torcedores que aguardavam pacientemente para ver os carros em ação fossem retirados das arquibancadas para facilitar a logística antes da reabertura das vias para o trânsito. De bom mesmo, a única coisa que realmente interessava: a corrida acabou se mostrando uma grata surpresa pelas disputas de pista, sendo uma das melhores do ano.

Isso bastou para que os demais promotores de corridas nos Estados Unidos enxergassem o ‘sucesso’ da F1 em Las Vegas. Epp declarou ao site da revista inglesa Autosport que o evento só ajudou a fortalecer o cenário da F1 no país.

“Acho que sim. Conversamos muito sobre isso: agrupar todos os fãs americanos de F1 em um só lugar é sempre perigoso, mas todos nós gostamos de competição e de drama. E, nossa, a corrida em Las Vegas teve os dois!”, destacou o empresário.

“Nossa corrida em maio passado também teve uma boa dose. Então, acredito que sempre que conseguirmos ótimas corridas por aqui, só ajuda a cultivar aquele fã de F1 nos EUA”, acrescentou.

Ao ser indagado sobre as reclamações dos residentes, Epp disse que todo o esforço do empreendimento valeu a pena por conta da corrida, ressaltando ainda o impulso econômico. “Não posso falar muito sobre o esforço de Renee [Wilm, CEO do GP de Las Vegas] e sua equipe. Essa foi uma conquista hercúlea.”

“Acho que os promotores estão na defensiva uns com os outros, sabemos como é quando erros são cometidos e histórias são contadas, então o trabalho que eles fizeram foi excelente. Para nós, como promotores da América, acreditamos que a maré crescente eleva todos os navios e queríamos que [Las Vegas] fosse um sucesso”, seguiu.

“Estávamos lá, apoiando de todas as formas, mas acho que Renee e a equipe fizeram tudo o que podiam para investir no esporte, e tudo foi exibido na noite de sábado”, concluiu.

Apesar das palavras do promotor de Miami, empresários locais garantem que o badalado evento deixou um impacto muito mais negativo do que positivo. Alguns, inclusive, cobram uma compensação pelas perdas que aconteceram durante a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.