Räikkönen reconhece culpa por falha na largada do GP da Itália, mas minimiza situação: “Acontece”

Kimi Räikkönen admitiu que cometeu uma falha ao mudar a marcha antes da largada em Monza, há duas semanas. Entretanto, o finlandês entende que seu erro não tem nenhuma relação direta com os novos procedimentos de largada adotados pela F1 desde o GP da Bélgica

Kimi Räikkönen chegou a Cingapura sendo questionado ainda sobre o erro que cometido na largada do GP da Itália, há duas semanas. O finlandês conquistou um ótimo segundo lugar no grid, partindo ao lado de Lewis Hamilton, mas uma falha ao acionar a marcha comprometeu sua corrida. Mas depois de ter caído para último, Kimi empreendeu belíssima reação para cruzar a linha de chegada em quinto lugar.

Ao fim da corrida em Monza, Maurizio Arrivabene, chefe de equipe da Ferrari, disse que Räikkönen se atrapalhou com os dedos na largada. Algo que, depois de duas semanas, o próprio nórdico admitiu.

Encontro de dois campeões em Marina Bay: o mítico Jackie Stewart ao lado de Räikkönen (Foto: AP)

“Ainda estava no anti-stall, e o motivo pelo qual… fiz tudo correto, com certeza, mas o dedo pode ter deslizado, por alguma razão, na segunda borboleta em uma posição errada sem motivo aparente. Mas no fim das contas, o resultado final é o mesmo. Nós, obviamente, temos de aprender com isso. É uma pena”, comentou o piloto em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17).

“Obviamente, foi um pouco decepcionante, já que, depois de 200 metros, nós estávamos no lugar errado, e isso não é o ideal, mas acontece”, minimizou.

Contudo, Kimi disse que o erro cometido em Monza não tem nenhuma relação direta com os novos procedimentos de largada adotados pela F1 desde o GP da Bélgica. A partir de Spa-Francorchamps, os pilotos deixaram de contar com auxílio externo para esta fase crucial da corrida.

“Não que nós precisamos fazer algo diferente. É apenas um pequeno problema e um grande resultado final a partir daí. Estamos fazendo as mesmas coisas por um longo tempo, e dessa vez deu errado. Então, as novas regras não mudaram nada. Poderia ter acontecido no ano passado ou mais cedo, neste ano. Não houve nenhuma grande mudança”, finalizou Räikkönen.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.