Räikkönen se mostra aberto a ajudar Vettel em jogo de equipe da Ferrari por vice do Mundial de Pilotos

Para Kimi Räikkönen, trata-se de algo normal ajudar seu companheiro de equipe. O próprio finlandês deu uma força para Felipe Massa na temporada de 2008, retribuindo a ajuda recebida do brasileiro no ano em que foi campeão do mundo. “Isso não é um problema”, garante o nórdico

Se depender de Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel tem boas chances de fechar a temporada 2015 da F1 como vice-campeão do mundo, uma façanha se for levado em conta o amplo domínio da Mercedes na categoria. Seb assumiu a segunda colocação do campeonato ao terminar o GP da Rússia, no último domingo (11), em segundo lugar, tendo ainda sido beneficiado pela quebra do pedal do acelerador do carro de Nico Rosberg, que abandonou e caiu para terceiro colocado.

Companheiro de equipe e amigo de Vettel, Räikkönen se mostrou aberto a ajudar o parceiro a lutar pelo vice-campeonato e não descartou aceitar ordens da Ferrari para liberar a ultrapassagem de Sebastian, caso a equipe julgue necessário.

Räikkönen disse que não há problemas em ajudar Vettel a lutar pelo vice-campeonato da F1 em 2015  (Foto: AP)

O finlandês não vê a situação como problema. Em sua primeira passagem pela Ferrari, em 2007, no ano em que foi campeão do mundo de forma improvável, Kimi teve a providencial ajuda de Felipe Massa no GP do Brasil, que definiu o título em seu favor. No ano seguinte, foi a vez de Räikkönen retribuir e ajudar o brasileiro, que quase foi campeão do mundo.

“Todo mundo sabe quais são as regras e que isso é algo normal. Obviamente, não estou na luta pelo título, então, se isso acontecer, é tranquilo”, garantiu Kimi. “Isso é algo normal. Vou tentar fazer o máximo pela equipe. Isso não é um problema”, emendou o piloto, que tem contrato renovado com a Ferrari para até o fim de 2016.

Räikkönen e Vettel travaram uma boa disputa no GP da Rússia. O finlandês ganhou a posição do seu parceiro na largada e seguiu na frente de Seb até o período do segundo safety-car. Aí, Kimi bobeou na relargada e permitiu a ultrapassagem de Vettel, que subiu para terceiro naquele momento, à altura da 17ª volta da corrida.

No fim das contas, Vettel terminou em segundo, e Kimi se arrastou até a linha de chegada em quinto lugar depois de ter batido na Williams do compatriota Valtteri Bottas. Contudo, o piloto da Ferrari acabou sendo punido pelos comissários e teve 30s acrescidos ao seu tempo de prova, caindo para oitavo lugar. Bottas abandonou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.