Ralf Schumacher cita cláusula e crava Lawson na vaga de Ricciardo na RB a partir de Austin

De acordo com o ex-piloto, caso Liam Lawson não assuma uma das vagas da Red Bull no grid da Fórmula 1 ainda na temporada 2024, os taurinos correm o risco de perdê-lo para outra equipe no próximo ano. Mudança deve acontecer após o GP de Singapura, que acontece neste fim de semana

O GP de Singapura deste fim de semana tem tudo para ser a última aparição de Daniel Ricciardo vestindo as cores da RB (Visa Cash App RB) na temporada 2024 da Fórmula 1. De acordo com o ex-piloto e atual comentarista da edição alemã da Sky Sports, Ralf Schumacher, Liam Lawson deve ser anunciado como substituto do australiano para o restante do ano logo após a etapa em Marina Bay.

Depois de escolher o #3 para ocupar a posição deixada por Nyck De Vries em meados de 2023 na então AlphaTauri, o objetivo da Red Bull era avaliar o desempenho do natural de Perth para, talvez, colocá-lo novamente ao lado de Max Verstappen na equipe principal, considerando que Sergio Pérez apresentou resultados muito abaixo do esperado ao longo dos últimos meses. A ideia, porém, foi descartada no início de agosto, quando o próprio consultor do time taurino, Helmut Marko, deixou claro que Ricciardo “não alcançou os critérios para ser promovido”.

Na verdade, até mesmo a posição do australiano na RB ficou sob ameaça. No ano passado, quando Daniel se lesionou após um acidente no TL2 do GP dos Países Baixos, Lawson assumiu o volante ao lado de Yuki Tsunoda e alcançou boas performances — inclusive, pontuou em Singapura ao terminar em nono —, embora a Red Bull tenha decidido mantê-lo no banco de reservas para a atual temporada. Porém, o início ruim de certame do titular voltou a colocar o nome do neozelandês em evidência, e a substituição pode finalmente acontecer para o GP dos Estados Unidos, em Austin, no fim de outubro.

Quem trouxe a informação foi Ralf Schumacher, nesta quarta-feira (18). De acordo com o alemão, durante a transmissão de um dos programas da Sky Sports, a troca de pilotos “estava prevista no contrato de Lawson”, pois, “caso contrário, a Red Bull correria o risco de perdê-lo”. O jornalista neerlandês Rick Winkelman, da Ziggo Sports, fez uma declaração similar, dizendo que “o contrato de Lawson com a Red Bull afirma que ele precisa fazer pelo menos cinco GPs este ano”.

Contrato de Liam Lawson exige participação em corridas ainda em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren diz que “não vai impedir” Bortoleto na Sauber, mas admite: “Gostaria de mantê-lo

No fim do último mês, durante uma entrevista ao jornal austríaco Kleine Zeitung, Marko chegou a falar sobre o futuro de Lawson na F1 e confirmou a entrada do pupilo no grid em 2025. “Em setembro, haverá uma decisão. No próximo ano, ele estará em um dos nossos carros”, declarou. Christian Horner, por sua vez, contradisse o consultor e garantiu que a situação de Liam “não estava definida”.

Com 12 pontos somados até aqui no Mundial de Pilotos, Ricciardo ocupa a 14ª posição na classificação, ficando atrás de Tsunoda, companheiro de equipe, que é o 12º colocado com 22 tentos.

Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.