Ralf Schumacher diz que FIA “humilhou” Verstappen com punição por palavrão

Ralf Schumacher criticou a postura da FIA na polêmica com Max Verstappen, que foi punido por falar um palavrão durante coletiva no GP de Singapura. Para o ex-piloto, tricampeão foi "humilhado" e tem motivos para pensar em deixar a Fórmula 1

Ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente comentarista da categoria, Ralf Schumacher saiu em defesa de Max Verstappen após a ‘polêmica do palavrão‘ no fim de semana do GP de Singapura e disse que a FIA “humilhou” o tricampeão com a punição por soltar um palavrão na coletiva. O cabo de guerra entre o neerlandês e a entidade se arrastou por toda a etapa em Marina Bay, e os pilotos também defenderam o #1.

Como forma de retaliação pela punição, que o fará cumprir serviço comunitário, Verstappen passou a responder de forma monossilábica nas coletivas seguintes e ainda reuniu os jornalistas fora do espaço organizado pela FIA para atendê-los corretamente.

Além disso, Max deixou claro que esse é o tipo de atitude que o afasta de permanecer por mais tempo na Fórmula 1, algo que o neerlandês já abordou em outros momentos. Para Schumacher, a quantidade de dinheiro acumulado, a fase atual da Red Bull e esse tipo de polêmica são fatores que realmente podem fazer o piloto deixar o grid.

“Max [Verstappen] é independente, ganhou dinheiro o suficiente e já disse antes que não vai ficar para sempre na Fórmula 1. Então, não descarto [a saída]”, disse Schumacher ao braço alemão da emissora Sky Sports. “Muita coisa está acontecendo agora. O carro está mal, a equipe está em conflito interno e Newey foi embora”, destacou.

Verstappen entrou em rota de colisão com a FIA em Singapura (Foto: AFP)

Por fim, Schumacher criticou a condução da FIA no caso e acusou a entidade, presidida por Mohammed Ben Sulayem, de “humilhar” o tricampeão mundial ao puni-lo por dizer que o carro estava “fodido” no Azerbaijão.

“Se você quer fazer isso, precisa ir ao sindicato e explicar”, pontuou. “E não humilhar Max desse jeito. Só um alerta já seria o bastante, eu acho”, finalizou Schumacher.

Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.