RB diz que “perda de apenas 0s1” sacrificou briga por pontos no GP dos Países Baixos
Laurent Mekies, chefe da RB, destacou que a equipe perdeu desempenho ao longo do fim de semana em relação aos rivais diretos
Depois de quatro rodadas seguidas pontuando, a RB saiu do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 zerada após também não conseguir avançar ao Q3 na classificação de sábado (24). Segundo Laurent Mekies, chefe da equipe, o time teve uma “perda de apenas 0s1” ao longo do fim de semana em Zandvoort, o que foi crucial para afastá-lo da briga pelo top-10 na corrida realizada neste domingo (25).
Mekies destacou que a RB perdeu em performance para os rivais diretos neste fim de semana e isso tirou a equipe da luta por pontos. Daniel Ricciardo, que terminou a prova em 12º, foi o melhor colocado da escuderia e ficou atrás da Alpine de Pierre Gasly, da Aston Martin de Fernando Alonso e da Haas de Nico Hülkenberg.
Já Yuki Tsunoda largou da 11ª posição, mas cruzou a linha de chegada apenas em 17º. Segundo Mekies, a RB “arriscou” na estratégia de duas paradas do japonês, mas a ideia não se pagou.
“É claro que queríamos começar a segunda parte da temporada com um desempenho melhor do que o de hoje (domingo). A partir da classificação, ficou claro que estávamos perdendo desempenho em comparação com os rivais mais próximos e diminuir o desempenho relativo em apenas 0s1 é a diferença entre brigar por pontos ou não. Tentamos algumas coisas na corrida para recuperar algumas posições e arriscamos um pouco ao colocar Yuki em uma estratégia de duas paradas, mas claramente não funcionou e ele ficou preso no tráfego durante a maior parte da prova”, analisou.
“Daniel teve uma boa chance de permanecer com as Aston Martin na frente e fez uma corrida forte e consistente, mas isso não foi o suficiente para somar pontos. Não foi o fim de semana mais tranquilo para nós, mas certamente aprenderemos e voltaremos mais fortes. No geral, estamos cientes de que precisamos trazer mais velocidade ao carro para continuar lutando na frente do pelotão intermediário, que está apertado. Todos estão absolutamente empenhados em Faenza e em Bicester para trazer mais atualizações para o carro em breve”, concluiu.
A RB está atualmente na sexta posição do Mundial de Construtores, com 34 pontos somados, sete a mais que a Haas, que está em sétimo, mas 40 a menos que a Aston Martin, que vem logo à frente.
A Fórmula 1 volta já neste fim de semana para o GP da Itália, em Monza, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.