Red Bull admite que “comprometeu classificação” por setup de corrida na Itália

Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que a equipe esteve abaixo do que poderia no sábado por atenção voltada apenas ao ritmo do domingo

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A Red Bull não estava tão interessada assim em conquistar na pista a pole-position do GP da Itália de 2022. O motivo era óbvio: os dois pilotos tinham punição e não poderiam largar na frente mesmo que fossem os mais rápidos deste sábado (10). Desta maneira, o chefe da equipe, Christian Horner, admitiu que houve a decisão de deixar a classificação um pouco de lado.

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De acordo com Horner, a Red Bull passou o fim de semana preparando o setup do carro para a corrida. Max Verstappen tinha cinco posições de punição e sai em sétimo; Sergio Pérez tinha dez e larga no 13º lugar. Na pista Verstappen foi segundo e Pérez, quarto.

“Pensamos mesmo que seria muito apertado entre a Ferrari e nós, especialmente na classificação. Comprometemos a classificação um pouco para dar aos pilotos um carro melhor na corrida. Vamos ver se vai se pagar amanhã. Ainda é complicado ultrapassar aqui. Spa, por exemplo, é uma pista fácil de ultrapassar e aqui acho que vai dar para os carros contornarem as curvas Lesmo bem próximos. Em teoria, deveríamos poder andar mais perto do carro da frente e ficar em posição de fazer a ultrapassagem”, avaliou à rede inglesa de TV Sky Sports.

Sergio Pérez larga no décimo lugar em Monza (Foto: Red Bull Content Pool)

“Tomamos a decisão certa para o campeonato e seguimos a recomendação de colocar um novo motor para os dois pilotos. Ninguém quer uma punição assim em Singapura ou no Japão, onde é muito complicado ultrapassar. A próxima oportunidade seria Austin, então é por isso que decidimos mudar os motores aqui”, seguiu.

“Estamos muito focados no setup de corrida. Checo tomou dez posições de punição e Max, cinco. É a primeira punição de Pérez na temporada e mesmo assim ainda foi rápido o bastante para ficar no quarto lugar. A diferença entre os carros não está no assoalho [dando a entender que era mesmo o rendimento do motor]”, seguiu.

“Temos dois jogos de pneus macios para a corrida, assim como a Ferrari também tem. Vai ser interessante ver como as coisas se desenrolam”, completou sobre a corrida.

Questionado sobre se as equipes deveriam perder pontos no campeonato caso mudassem motor nos carros, em vez da punição aos pilotos, Horner foi contra. “O grid está misturado e pode gerar uma corrida divertida. Agora, sobre isso, se uma equipe tiver boa vantagem na liderança do Mundial de Construtores, vai começar a trocar o motor em toda a corrida. Não há um cenário perfeito”, apontou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No domingo, a corrida começa às 10h (de Brasília, GMT-3).

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