Red Bull cita Newey e vê proposta da Aston Martin por Verstappen como “lógica”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko mostrou certo ceticismo em relação ao alto valor da proposta feito pela Aston Martin para atrair Max Verstappen nos próximos anos

Depois de Max Verstappen e Christian Horner, chefe da Red Bull, comentarem sobre os rumores que tratam de uma suposta oferta bilionária da Aston Martin para tentar atrair o tetracampeão nos próximos anos, agora foi a vez de Helmut Marko, consultor do time de Milton Keynes, abordar o assunto. Ainda que veja tal proposta como algo “lógico”, já que Adrian Newey é um grande admirador do #1, o austríaco de 81 anos mostrou certo ceticismo em relação ao poderio financeiro do time de Lawrence Stroll.

Embora tenha conquistado o quarto título da carreira em 2024 de forma antecipada, a vida do neerlandês não foi nada fácil. Após as investigações envolvendo Horner e a crise interna que assolou os taurinos nos primeiros meses do ano, nomes importantes do corpo técnico abandonaram o barco e aderiram ao projeto de rivais. Desta forma, o desenvolvimento do RB20 acabou sendo prejudicado, ao mesmo tempo em que McLaren, Ferrari e Mercedes evoluíram e passaram a ser um incômodo maior nas pistas.

Na tentativa de tirar proveito da situação delicada na família dos energéticos, o jornal britânico Daily Mail trouxe a informação de que a Aston Martin estaria disposta a desembolsar £ 1 bilhão (R$ 7,24 bilhões, na cotação mais recente) para fechar o maior acordo da história do esporte com Verstappen. De acordo com o tabloide inglês, Jefferson Slack, atualmente no cargo de diretor-geral de Comercial e Marketing dos esmeraldinos, ao conversar com potenciais investidores, garantiu que Max será contratado.

O próprio piloto, por sua vez, admitiu que houve, sim, um contato entre ele o time britânico, mas apenas para que sua equipe da classe GT3 pudesse correr com um dos carros da montadora no GT World Challenge Europe de 2025. E ainda negou que tenha recebido qualquer proposta para mudar de ares na F1.

Max Verstappen já descartou a possibilidade de deixar a Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Agora foi a vez de Marko abordar o assunto. Em entrevista ao site Motorsport-Total, o consultor afirmou que “não é segredo que Newey é um grande fã de Max. Então, é apenas lógico que eles fizessem uma oferta para ele”. No entanto, o ex-piloto admitiu que tem dúvidas quanto ao valor da proposta e se a mesma, de fato, existiu.

“Tenho minhas dúvidas sobre se [a oferta] realmente foi tão alta, especialmente com o preço atual das ações da Aston Martin. As pessoas estão dizendo que foi uma oferta alta. Mas não sabemos se a oferta realmente existiu”, completou o consultor da Red Bull.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 2627 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.