Red Bull defende Marko e diz que pilotos têm de lidar: “Senão nunca vão aguentar F1”

Christian Horner, chefe da Red Bull, admitiu, em ritmo de brincadeira, que Helmut Marko é um pesadelo midiático. Mas que sabe do que está fazendo

A Red Bull está de vento em popa na Fórmula 1 com os mesmos dois protagonistas, do ponto de vista institucional, que estavam à frente do time no primeiro título mundial, em 2010: o chefe Christian Horner e o consultor Helmut Marko, que sempre serviu de ponte entre a equipe e a companhia. Horner saiu em defesa de Marko, sempre tido como um falastrão pelo costume que tem de falar coisas incomuns publicamente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

De acordo com Horner, embora Marko – que oficialmente não é mais o chefe do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, mas segue como uma espécie de padrinho e conselheiro -, seja duro com os jovens, trata-se de uma provação para a carreira. Quem não aguentar Marko, é incapaz de sobreviver à vida na F1. Ainda que, sim, Helmut seja o terror da assessoria de imprensa.

“Ele é um operador durão com os pilotos jovens, mas se eles não conseguirem sobreviver a Helmut, nunca sobreviverão à F1”, afirmou em entrevista ao podcast Unlapped, da ESPN inglesa.

“Helmut é o pesadelo de um assessor de imprensa. Então, quando ele se rebela, a imprensa precisa apenas cutucar que ele entrega uma manchete”, brincou.

Helmut Marko e Christian Horner estão juntos desde as origens da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

“Mas a verdade é que ele diz o que pensa. Em muitos aspectos, é muito parecido ao que era Niki Lauda. Eles vieram da mesma geração e foram formados do mesmo jeito. Aos 80 anos, era ainda está atrás de setores roxos”, disse.

E Horner garante que Marko ainda mantém a mesma pegada de assistir tudo que acontece nas categorias de jovens para buscar talentos e avaliar aqueles já ligados ao grupo Red Bull.

“Ainda assiste a cada treino da F3 e da F2, todos os segundos das atividades e acompanha os jovens talentos religiosamente”, jurou.

Quanto à parte pessoal, garante que nunca houve dificuldade. “Eu sempre tive uma relação muito direta e positiva com ele”, encerrou.

A Fórmula 1 entrou de férias e retorna somente no fim de agosto, entre os dias 25 e 27, com o GP da Holanda, em Zandvoort, 12ª etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Qual equipe venceu GUERRA para ser SEGUNDONA da primeira parte da F1 2023? | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.