Red Bull deixa porta aberta para ordens a Pérez em Baku: “Sabe papel e trabalho dele”

Chefe da Red Bull, Christian Horner não descartou lançar mão de ordens de equipe no GP do Azerbaijão para privilegiar Max Verstappen. Dirigente destacou que Sergio Pérez tem total compreensão do papel dele na equipe

Chefe da Red Bull, Christian Horner não descartou lançar mão de ordens de equipe para beneficiar Max Verstappen no GP do Azerbaijão de F1 deste fim de semana. O dirigente reforçou que Sergio Pérez tem total compreensão do papel dele dentro da equipe dos energéticos.

Enquanto a McLaren se debate para alterar a chamada ‘regra papaia’ e colocar Oscar Piastri para ajudar Lando Norris, a Red Bull nunca se fez de rogada na hora de pôr o mexicano em um papel de escada.

Relacionadas


Às vésperas da corrida em Baku, a escuderia rubro-taurina vê Pérez em boa forma e, por isso, já pode pensar em usá-lo para beneficiar Verstappen, que não vence desde o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024 e sofre pressão de Norris.

Questionado pela emissora britânica Sky Sports F1 se a Red Bull lançaria mão de ordens de equipe para colocar Verstappen na frente de Pérez, Horner respondeu: “Depende de onde estão os outros”.

Sergio Pérez pode ter de ajudar Max Verstappen em uma corrida em que costuma ir bem (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão

“Ordens de equipe são sempre um assunto controverso, mas Checo sabe 100% qual o papel e o trabalho dele — apoiar Max até o fim deste campeonato — e, obviamente, os construtores”, indicou. “Nós já o vimos… Você só precisa olhar para Abu Dhabi 2021 para ver o jogador de equipe que Checo é, então, para nós, o plano de jogo é bem direto. Eu adoraria administrar essa dor de cabeça nas últimas voltas!”, acrescentou, se referindo à papel chave de Sergio na disputa do #1 contra Lewis Hamilton pelo título.

Pérez não vive uma boa temporada, mas tem sido competitivo no Azerbaijão. Nos últimos anos, o mexicano foi mais bem sucedido em Baku do que em qualquer outra disputa do calendário.

Perguntado sobre a razão de Pérez se sair tão bem no Azerbaijão, Horner respondeu: “Não faço ideia. Não faz nenhum sentido lógico que sejam retas de alta velocidade, com barreiras, curvas de 90°, mas ele sempre foi mágico aqui. Se tivéssemos um campeonato de 24 corridas no Azerbaijão, ele seria muito difícil de bater. É importante carregar esse momento para a corrida”.

Por fim, Horner destacou que as recentes dificuldades de Verstappen também ajudaram na reação de Pérez na temporada. Sergio vinha sendo intensamente criticado pela diferença de desempenho em relação ao companheiro de equipe.

“Ele está com a cabeça mais erguida depois disso. Foi meio que: ‘Olha, não sou só eu’. E acho que, psicologicamente, isso realmente o ergueu. E tem algumas pistas — teoricamente, sempre soubemos que aqui e Singapura eram os dois melhores circuitos dele. Tomara que ele possa ter um fim de semana forte”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.